yc change janeiro 24, 2024

chega de quebrar a cabeça tentando ler a escrita “cuneiforme” das etiquetas, hoje vc vai aprender o real significado de todos os símbolos e prolongar o tempo de vida das suas peças.

vc já deve ter se deparado com alguns símbolos nas etiquetas das suas roupas e se perguntando “o que significa isso?”, a gente foi a fundo na procura dessa resposta e desvendou o significado de todos esses símbolos.

o time dos jovens adultos que estão aprendendo a cuidar das suas roupas vai a loucura com esse post! seguir as indicações que vc encontra nas etiquetas de forma correta, prolonga a vida das suas peças, isso porque cada tecido tem sua particularidade no momento da limpeza.

e com a durabilidade das suas roupas estendidas, temos vários outros efeitos significativos no meio ambiente. como a diminuição do acúmulo de lixo têxtil e economia de recursos naturais.

os principais símbolos que a gente encontra nas etiquetas são: o balde, círculo, ferro, triângulo e quadrado. vem entender o q essa simbologia significa e arrasar na hora de cuidar dos seus looks e nos hábitos + sustentáveis.

o baldinho: modo de lavagem

nosso primeiro símbolo explica o modo de lavagem. na maioria das etapas, a intensidade de temperatura adequada será indicada por bolinhas, assim, quando houver bolinhas dentro do baldinho elas irão indicar as seguintes informações:

uma bolinha para lavar em temperatura mínima, duas pra temperatura média, três pra temperatura máxima e caso a bolinha possua um número dentro, aquela é a temperatura máxima pra lavagem.

as peças que devem ser lavadas à mão são ilustradas com uma “mãozinha” dentro da água do balde. pra peças mais delicadas, que não devem ser centrifugadas na máquina, vc encontra um traço abaixo do balde.

o triângulo: como alvejar

a forma de um triângulo nas etiquetas fala sobre como o alvejante deve ser utilizado naquela roupa. como na maioria das vezes, quando houver um “X” sobre o triângulo, não devemos utilizar nenhum tipo de alvejante durante a lavagem.

se vc encontrar a sigla CL, o recomendado é fazer uso de produtos à base de cloro, mas se o símbolo que estiver na etiqueta for dois riscos diagonais no interior, o processo deve ser feito apenas com cloro.
por fim, se o triângulo estiver sozinho, sem nenhum desenho extra, o alvejante é liberado.

o círculo: roupas a seco

esse símbolo nos informa se a peça pode ou não ser lavada a seco, como sempre, caso exista alguma contraindicação o círculo aparece com um “X”.

às vezes, pode vir acompanhado de elementos extras, como a letra “A”, ela informa que a lavagem é permitida com todos os tipos de solventes, a “F” e “P” traduzem uma lavagem que deve ser feita apenas com solventes específicos, como o hidrocarboneto e percloroetileno.

o quadrado: modo de secagem

esse é o símbolo que tem o maior número de variantes, então, é preciso ficar bem atento ao que está sendo informado, viu?

o quadrado simboliza o modo de secar. quando um círculo estiver dentro da figura, significa que o look pode ser secado na secadora. se tiver alguma bolinha dentro do círculo, elas sinalizam a temperatura: uma bolinha para a temperatura mínima e duas para temperatura máxima.

o “X”, como em todos os outros símbolos, sinaliza que a peça não pode ir à secadora.

agora, para outros meios de secagem, a sinalização é feita da seguinte forma: um meio círculo dentro do quadrado significa que a peça deve ser estendida em um varal. um traço na horizontal no interior do quadrado sinaliza que a peça deve ser seca na horizontal, estendida sobre algo plano. três riscos na vertical, a peça deve ser posta em um cabide e um risco orienta a peça a ser seca em varal, mas sem torcer.

o ferro: passar

esse símbolo é literal e mais fácil das suas instruções serem traduzidas. assim como em secar, a temperatura da utilização do ferro é sinalizada por bolinhas no interior da representação: uma bolinha pra temperatura baixa, duas pra temperatura média e três pra temperatura alta. o ferro com o “X” também significa que não se deve utilizar.

agora não tem mais desculpa pra não lavar a roupa direitinho, ein? não esquece de salvar esse post, assim vc pode consultá-lo quando precisar. aproveita e compartilha com aquele amigo que ainda não sabe o que cada símbolo significa!

continue acompanhando a gente pra ficar por dentro de novidades. é só seguir @lojayoucom no tiktok, instagram e twitter.