yc change dezembro 06, 2023

sabia que que você pode economizar água e, ao mesmo tempo, prolongar a vida dos seus looks? descubra todas as dicas nesse guia!

quando o assunto é sustentabilidade, cada pequena ação importa pra fazer uma grande diferença no mundo. às vezes, nos focamos em graaaandes ações e esquecemos que tem várias coisas que podem ser feitas em casa que ajudam (e muito).

uma dessas ações que vc pode fazer em casa é a lavagem correta das suas roupas que, além de reduzir o consumo de água, ainda pode fazer com que seus looks durem por muito mais tempo.

pra ajudar vc nessa missão, separamos 5 dicas de como economizar água lavando suas roupas em casa:

1- quanto mais, melhor!

se vc é do time que lava roupas em pequenas quantidades, pode ir parando por aí.

o processo de lavar pequenas quantidades de roupa gasta tanto quanto lavar quantidades maiores. ou seja, vale muito mais a pena acumular mais roupas sujas e fazer menos lavagens durante a semana. quanto mais roupa vc lavar de uma vez só, melhor!

2- reutilizar é a palavra-chave

no momento do enxague, as máquinas de lavar costumam utilizar grandes quantidades de água pra retirar o sabão das peças, se tornando o maior inimigo da economia de água.

alguns equipamentos têm ciclos mais econômicos, mas, com excesção desses casos, fica difícil controlar o volume de água usado. é por isso que recomendamos a reutilização da água.

em vez de descartar a água, deixe ela ser despejada em um balde ou outro recipiente e reutilize pra outras tarefas domésticas. vc pode lavar o chão do banheiro, da área de serviço, da varanda e etc.

outra dica de ouro: enxague o mínimo de vezes possível a sua roupa, ok?

3- sempre fique de olho na etiqueta

sabe aqueles símbolos que ficam na etiqueta da sua roupa? eles podem parecer confusos, mas têm um significado importantíssimo: são um guia do que pode ou não ser feito na hora de lavar aquela peça.

seguir esse guia evita que vc passe por etapas desnecessárias de lavagem, sem contar que evita que a sua roupa favorita passe por um acidente desastroso!

4- dá pra lavar na mão? se joga!

roupas pequenas, delicadas, fáceis de limpar ou aquelas que nem estão tão sujas assim? prefira lavar essas à mão. além de preservar a vida útil do seu lookinho, vc ainda economiza muito mais água durante o processo.

5- cuide da sua máquina como vc cuidaria da sua roupa

não é pq a máquina lava as suas roupas que ela também fica limpa, hein? é fundamental fazer uma boa limpeza na máquina de lavar periodicamente e deixar a sua manutenção em dia, garantindo que ela funcione da melhor maneira possível.

sem contar que uma máquina sem manutenção pode sujar as roupas, fazendo com que mais lavagens sejam necessárias.

depois dessas dicas, vc já sabe que a lavagem das suas roupas ajuda e muito na economia de água. curtiu? então não deixa de compartilhar essas dicas com aquele amigo ou amiga que ama um conteúdo de organização.

continue acompanhando a gente pra ficar por dentro de novidades. é só seguir @lojayoucom no tiktok, instagram e twitter.