yc change setembro 08, 2023

rolou aquela limpa no guarda-roupa e não faz ideia do que fazer? vem que a youcom te conta alguns destinos finais mais responsáveis pros seus looks.

dar aquela organizada geral no guarda-roupa é ótimo pra achar novos jeitos de usar suas peças do coração, mas também é uma oportunidade pra separar o que faz e o que não faz mais sentido.

o que muita gente não sabe é que o repasse do que vc não quer mais precisa ser feito de forma responsável. achar um destino consciente pra esses itens pode parecer complicado, mas os impactos socioambientais do descarte feito da maneira incorreta são inúmeros.

pra isso, a gente pode se basear na teoria dos 7’R da sustentabilidade, que são 7 oportunidades de repensar seu consumo e ressignificar seus looks, acessórios ou calçados antes de descartá-los. vem conhecer e descobrir como por em prática alguns deles!

repassar

o conceito de repassar, se baseia na ideia de doar o que ainda está em condições de uso.
sabe aquela roupa ou sapato que já não serve mais, ou aquele acessório que já não combina mais tanto com o seu estilo? vc pode repassar para algum amigo, familiar ou doar para uma instituição de caridade do seu desejo. o item que vc já não faz mais uso, pode ter utilidade na vida de outra pessoa.

reutilizar

reutilizar é descobrir outra maneira de usar o look. sabe aqueles vídeos no tiktok e youtube que ensinam a transformar calças em saias e amarrações que transformam blusas em cropped estilosos? essas são ótimas maneiras de reinventar sua peça e ver ela de outra forma e com outras utilidades.

reciclar

mas se sua roupa, acessório ou calçado já não estão em condições de serem doados ou reutilizados, reciclar é a melhor opção. mesmo sendo pouca explorada pela indústria no mundo todo, existem iniciativas que fazem a reciclagem desses itens.

pq reciclar as peças de roupas?

o descarte incorreto das roupas colabora com a existência de aterros, lixões e incineradores, que quando se decompõem liberam gases tóxicos e poluentes. só no brasil são mais de 170 mil toneladas de lixo têxtil por ano. isso acontece porque a maioria dos tecidos, hoje em dia, são fabricados com poliéster (que é um tecido produzido a partir do petróleo, ou seja, tecnicamente, é um plástico) que pode demorar séculos pra se decompor.

alternativas pra reciclagem de roupas

jeans

aqui na youcom, existe a iniciativa jeans for change, em que coletamos jeans usados, independente da marca, em todas as lojas físicas e, por meio do processo de desfibragem, o transformamos em novas peças. e mais: ao doar uma peça jeans vc ganha 15% de desconto em uma nova peça jeans ou de sarja.

peças em tecidos naturais

tecidos naturais, como peças em algodão 100%, são mais fáceis de se realizar a reciclagem, por isso, é indicado que peças com tecidos como algodão, linho e seda sejam destinados a instituições que têm a capacidade de reciclar essas peças de maneira adequada.

peças em tecidos sintéticos

já os tecidos sintéticos são mais complicados de se reciclar por completo, as alternativas recomendadas por biólogos é “reciclar em casa” por meio do upcycling.

o upcycling tbm é uma ótima alternativa pros itens do seu guarda-roupa e uma maneira de reeducar nossa forma de agir de um jeito criativo. é um processo de transformar seu produto em outro, como: usar retalhos de peças íntimas como enchimento de almofada ou paninho de limpezas, os acessórios para decorar e dar um up nas suas peças e reproduzir trends, igual os corselet de tênis.

como reciclar suas bijus antigas

é possível reciclar suas bijus antigas encaminhando pra postos de reciclagem de metal ou plástico, dependendo do material que é feita. vc pode entrar em contato com a secretária do seu município pra mais informações.

como reciclar sapatos

os calçados estragados, vc pode enviar para a entidade social recicalce, localizada em são josé dos campos, que atende pessoas com deficiência, e busca destinos responsáveis pra esses sapatos.

agr vc já sabe, optando por atitudes mais responsáveis, reparamos um pouco dos impactos que o consumo causa no planeta.

pra mais dicas, continue acompanhando a gente pra ficar por dentro das novidades. é só seguir @lojayoucom no tiktok, instagram e twitter.