é só falar em mudança climática que já vêm aquele mix de sensações: “ansiedade climática“, impotência e, claro, indignação. quem nunca? mas calma, respira fundo e vem com a gente.

se você faz parte desse grupo consciente e preocupade, seja bem vinde. aqui a ideia não é deixar ninguém mais ansioso, muito pelo contrário: é tentar deixar essa pauta mais presente na vida de todes, trazendo mais consciência e alternativas também.

queremos lembrar que alterações climáticas vão muito além dos ursos polares, do derretimento do gelo e do aumento do nível do mar. a ação do homem intensificou a liberação dos gases de efeito estufa, potencializando a alteração nos padrões climáticos devido à queima de combustíveis fósseis (via automóveis, indústrias, usinas termoelétricas), aumento do desmatamento, queimadas, poluição do solo e dos recursos hídricos

lembrando que o efeito estufa é um fenômeno natural que permite que a temperatura da terra seja favorável à existência da vida no planeta. até aí tudo ok: o problema não é o efeito em si, mas o crescente aumento dos gases (tipo o famoso CO₂, que é responsável por cerca de 60% do efeito estufa) que reabsorvem parte dos raios solares e os redistribuem em forma de radiação. com eles, o efeito fica mais intenso na atmosfera e eleva a temperatura média do planeta cada vez mais, contendo o calor e criando essa estufa na gente – daí o nome GEE.

as mudanças climáticas também afetam comunidades, assim como a saúde pública e, além de provocar temperaturas extremas, alterar regimes de chuvas, impactam na perda de meios tradicionais de suporte econômico da população afetando principalmente as pontas mais frágeis das cadeias.

acreditamos que é possível gerar movimento de mudança e, por isso, que o selo YC Change (desde 2020) abraça as iniciativas que minimizam a emissão de CO₂, como:

• a redução e utilização de energia renovável de baixo impacto e reutilização de água nos processos de produção;

• a reciclagem de peças que no projeto Jeans for Change evitou o descarte de 900kg da matéria prima;

• a participação no Moda com Verso que rege a responsabilidade para com a cadeia de colaboradores e parceiros

• o desenvolvimento de peças com matérias primas menos impactantes, peças com tingimento natural e a coleção dos grafiteiros da Vila Bom Jesus, em Porto Alegre – construindo um movimento interseccional que acolhe tanto a questão ambiental quanto social;

pra avançar ainda mais nesse processo, na Youcom Friday 2021 a youcom compensará todas as emissões de Gases de Efeito Estufa do frete dos seus canais digitais (site e app) entre os dias 01 e 31/11 – e a gente vai mostrar todo o processo e resultados para vocês por aqui e pelos outros canais da marca.

uma coisa é certa: consumo consciente gostoso demais!
bora construir esse futuro juntes?

Comentários estão fechados.