acredito que os livros certos encontram um jeito de chegarem até nós, e, hoje, no dia do leitor, a youcom me chamou pra indicar algumas leituras incríveis. tem sci-fi, romance levinho, criatividade, fantasia e mais! nas próximas linhas selecionei pra vocês alguns dos títulos mais divertidos e necessários que li nos últimos tempos, e já aviso: vai ser difícil não se apaixonar por pelo menos um.

se você ainda não me conhece, vamos resolver isso agorinha: eu sou a isa, do instagram avalanche literária (@avalancheliteraria), —  um grande acervo inspiracional cheio de papos leves sobre literatura, criatividade e arte. você já conhece? se a resposta for negativa, vai lá rapidinho e volta aqui pra gente continuar nosso papo. se você já é minha leitora, vem comigo e se liga nessas dicas:

– kindred, de octavia e. butler: dana acaba de descobrir que é capaz de viajar no tempo. de uma los angeles moderna, num piscar de olhos, vai parar numa maryland em pleno período de escravidão —  e dana é negra. além de tentar entender o motivo disso acontecer, ela precisa lutar por sua sobrevivência num ambiente que a hostiliza pela cor de sua pele, lidar com a saudade de kevin  — seu marido —, e descobrir como fazer pra voltar pra casa.

esse é um livro instigante, bem escrito, e cheio de personagens bem construídas. aqui não aprendemos só com a personagem principal, mas principalmente com os secundários. é uma leitura que nos faz pensar, mais uma vez, sobre questões de gênero e raça, e sobre os laços que ligam uma pessoa a outra.

 

– uma coisa absolutamente fantástica, de hank green: se robôs gigantes misteriosos aparecessem  nas principais capitais do mundo amanhã, o que você faria? auden, achando se tratar de uma intervenção artística, é a primeira pessoa a fazer esse registro com sua câmera e a postar na internet. em questão de horas seu vídeo viraliza e muitos começam a cogitar que provavelmente aquelas imensas peças de material desconhecido não foram feitas por mãos humanas, o que a tornaria a primeira habitante do planeta terra a ter feito contato extraterrestre.

toda a fama e exposição mexem com a forma como nossa protagonista enxerga o mundo, e também como vê a si mesma. “uma coisa absolutamente fantástica” carrega um humor perspicaz, inova, e trabalha muito bem as minúcias da relação do ser humano com a tecnologia. a continuação, ainda sem título em português, deve ser lançada no brasil ainda esse ano.

 

– nick e norah: uma noite de amor e música, de rachel cohn e david levithan: tudo começa quando, no meio de uma balada em nova york, nick pergunta se norah quer ser sua namorada de mentira por cinco minutos, o que dá início a uma noite inteira de encontros, desencontros, música punk e muitos beijos.

essa leitura é uma daquelas que a gente lê de uma vez só, e fica com gostinho de quero mais. os capítulos se alternam entre a perspectiva de norah e de nick, o que deixa o livro ainda mais divertido. nele encontrei todos os ingredientes necessários pra uma história de romance perfeita.

 

– a vida é o que você faz dela, de adam j. kurtz: viver uma vida criativa exige estudo, prática, e, pasmem: disciplina. nesse livro lúdico, colorido e fofo, o autor dá dicas práticas sobre como podemos tirar nossas ideias do papel e tocá-las com constância. apesar de ser uma leitura rápida, os conselhos que encontramos nas páginas desse livro são poderosos e tem potencial pra revolucionar nossa forma de enxergar o mundo.

 

– sempre em frente, de rainbow rowell: simon snow é o maior bruxo de todos os tempos: o escolhido. de acordo com a profecia, somente ele poderá trazer paz para o mundo da magia. junto com sua melhor amiga penélope, e sua namorada, ágatha, ele passa por diversos desafios, e tenta desvendar a mente de seu arqui-inimigo, que também é seu colega de quarto, o misterioso baz.

feliz dia do leitor, pessoal! pra dicas semanais de leitura, criatividade, escrita e muuuuita inspiração, me segue lá na @avalancheliteraria. a gente se vê por lá! 🙂

Comentários estão fechados.