a gente tá vivendo um momento onde passamos boa parte do nosso tempo conectados online. e vem cá, tem como não ficar? e é por isso que hoje queremos trazer uma pauta que tá super em alta e que vc já pode ter presenciado. o cyberbullying. já ouviu falar?

trata-se do bullying realizado por meio das tecnologias digitais. ele pode acontecer tanto nas mídias, como em plataformas de mensagens, jogos e até celulares. é um comportamento repetido, que tem como intuito assustar, enfurecer ou envergonhar as pessoas que são vítimas.

e vem cá, ninguém mesmo merece sofrer qualquer tipo de abuso, independente da plataforma. gentileza hoje é algo raro, mas sabia que dá pra ser gentil em qualquer ambiente, inclusive na internet? temos algumas diquinhas especiais que podem ajudar vc e outras pessoas a praticarem a gentileza no ambiente online.

seja educado e se expresse de forma clara: conseguir se expressar com mais clareza vale ouro, então sempre que vc for falar nas redes sociais, seja por escrito, foto ou texto, procure ser educade e falar com calma, clareza e equilíbrio.

via GIPHY

elogios contam muito (e fazem toda a diferença): ser elogiado é muito bom né? mas já pensou que vc pode mudar o dia de alguém ao retribuir algum elogio? vc não faz ideia de como isso faz diferença 😉

via GIPHY

os debates podem ser saudáveis: tá liberado dar sua opinião sim, mas tem que respeitar as diferenças de conceitos, pensamentos e opiniões dos outros. nem todo mundo pensa igual a vc, e tá tudo bem, né? divergências de pontos de vista existem e elas podem (e devem) ser debatidas, mas sempre com respeito e sem ofensas pessoais.

via GIPHY

fake news é muita falta de gentileza: a gente precisa ter muito cuidado com o que espalha por aí. espalhar notícias sem checar dissemina uma informação falsa e dá muita dor de cabeça. que tal ler com atenção e checar tudo antes de apertar o enter?

via GIPHY

mais empatia, por favor: tempos turbulentos exigem que tenhamos mais empatia, com a gente e com o próximo. reflita sobre as suas atitudes e procure se colocar no lugar de outras pessoas. todo mundo tem dias ruins, mas um olhar de carinho para o outro vale tanto quanto mil palavras.

via GIPHY

replicar e agradecer aquilo que é bom: dedique um tempo pra parabenizar, felicitar, agradecer e replicar as boas informações que podem ajudar as pessoas que convivem com vc, mas faça com carinho e moderação.

via GIPHY

vai conversar no whatsapp? seja gentil também: a gente sabe que às vezes não dá pra ficar conectado no whatsapp o tempo todo né? se vc receber uma mensagem e não puder responder de imediato, tá tudo bem. não precisa se cobrar. a dica é enviar uma mensagem rápida avisando que não pode falar no momento e retornar mais tarde, só não esquece, viu?

via GIPHY

grupo de trabalho nas redes sociais? fale sobre o trabalho: evite o compartilhamento de outros assuntos que não sejam relacionados ao trabalho. é importante a gente saber separar a nossa vida pessoal, da profissional. sabemos que elas estão conectadas, mas que tal manter a ordem nesse sentido? 😉

via GIPHY

opiniões negativas? chama no privado, bb: ao invés de expor seus amigos ou outras pessoas na internet, que tal chamar no privado e conversar? ou se vc não gostou de algo que recebeu e leu, pode fazer isso também. não precisa gerar uma discussão online com ninguém, né? 🙂

via GIPHY

reunião online? seja você, sempre: em tempos como os que estamos vivendo, o trabalho remoto virou uma rotina. e quer saber mais? nem sempre vc precisa ligar a câmera. caso não se sinta à vontade, a dica é falar com jeitinho que, nesse momento, você prefere ficar com a câmera fechada. conexão é importante, claro, mas a gente tem o direito de ficar no nosso cantinho também.

via GIPHY

e aí, bora ser mais gentil no ambiente online também? com passinhos curtos e aprendendo todo dia um pouco, gentileza vai virar rotina 😉

via GIPHY

Comentários estão fechados.