yc change fevereiro 10, 2022

não basta uma ideia “só” nascer, ela tem que sair do papel, existir, ser acolhida, ganhar as ruas, fazer sentido e, claro, trazer resultados reais. agora chegou a hora da gente mostrar esses resultados aqui!

2022 recém tem um mês completo e, mesmo assim, 2021 parece suuuuper distante, né? mas foi logo ali atrás que a gente compartilhou aqui uma das ações mais legais do ano: a compensação da emissão dos Gases de Efeito Estufa dos fretes do nosso Youcom Friday, lembra?

compartilhar as nossas metas e projetos é uma forma de abrir nossas portas, convidar você pra entrar, mostrar nossas ações socio-ambientais positivas e atingir esses objetivos juntos. sem vocês, nossos youcom lovers, esse projeto não passaria de uma boa ideia, mas com vocês, se tornou um sucesso.

compartilhamos os passos desse processo, falamos de mudancas climáticas, efeito estufa e circularidade. compensamos as emissões das entregas de todas as compras da Youcom Friday 2021 e, surpresaaaa! além delas decidimos compensar as emissões de todas as entregas da Promo Verão 2021 também!

em conjunto com uma empresa especializada, nosso time calculou as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todas as entregas feitas em nossos canais digitais: foram 100 toneladas de carbono, ou seja, compensamos o impacto equivalente a uma bola de 1km de diâmetro de GEE emitidos pra atmosfera.

o mais legal de tudo isso? não é “só” compensar o CO2. é fazer isso com créditos de carbono gerados em projetos socioambientais de conservação de florestas e produção de energia limpa. os projetos que escolhemos foram o Agrocortex e o PCH Jorge Dreher e PCH Henrique Kotzian.

o primeiro projeto do qual escolhemos créditos de carbono foi o Agrocortex, um projeto de desmatamento evitado no modelo REDD+ (– sigla pra Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal e o “+” indica que o projeto também inclui a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal, e o manejo sustentável das florestas) que tem como objetivo evitar o desmatamento de mais de 186.219 hectares de área de floresta na Amazônia por 30 anos – sequestrando mais de 14 milhões de toneladas de carbono da atmosfera.

escolhemos esse projeto pelo alto impacto positivo na biodiversidade amazônica, protegendo centenas de espécies da fauna e flora brasileira, e também pelo trabalho incrível com as populações tradicionais da região, que participam do manejo sustentável da floresta contando com capacitação e distribuição de renda entre as famílias.

o segundo projeto de geração de créditos de carbono é feito a partir de duas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no Rio Grande do Sul – PCH Engenheiro Jorge Dreher e PCH Eng. Henrique Kotzian –, que somadas têm uma capacidade instalada de mais 30 MW de potência. é bastante energia elétrica!

escolhemos esse projeto pelo alto impacto positivo ambiental e social da região – com geração de muitos empregos e aumento da segurança de fornecimento local para as fábricas, escolas, hospitais, empresas, comércio, residências das mais de 70.000 mil famílias da região –, além de financiar a expansão da Internet pra área rural local.

veja tudo sobre esse trabalho aqui!