yc change novembro 12, 2021

a operação padrão do mercado e indústria ainda é, na sua maioria, obsoleta, já que eles apenas extraem, transformam e descartam – economia linear. é claro que no horizonte já existe (ufa!) uma alternativa sendo implementada, inclusive por nós da youcom, pra combater o desperdício e os impactos dos rejeitos no meio ambiente – essa é a economia circular. vem entender mais!

você já sabe, mas não custa repetir: aqui na youcom a gente gosta de pensar o futuro e, mais do que isso, consideramos muito importante que todos sejamos ativos em construí-lo e torná-lo cada vez mais incrível.

pra isso, exercitar a consciência é uma das ações mais potentes. e, sim, a gente sabe que é difícil também. a consciência é como um músculo – quanto mais conscientes estamos dos nossos pensamentos e ações, mais ficamos. quantas vezes você se perguntou se “só” a sua atitude ajudaria a mudar algo? será que essa gota tem efeito positivo em um oceano de hábitos insustentáveis? movimentos de mudança acontecem aos poucos e vão sendo aderidos pela maioria então, sim, alguém precisa começar!

uma das alternativas/soluções pra renovar hábitos de consumo e produção é a economia circular, uma forma de enxergar os processos com um olhar mais sistêmico e mais completo e conectado – e que vai muito além da entrega do produto ao cliente e “deu, tchau”. a economia circular considera que no ciclo dos produtos não existe um final. o lixo não e acaba quando rejeitado (sabia que de todo o lixo já descartado até hoje 77% não foi reciclado e nem incinerado?). e, se o lixo é um erro de design, por que continuar errando?

uma parte fundamental para fazer a economia ser realmente circular é a logística reversa: eliminar o conceito de lixo, já que cada material pode e deve ser (re)aproveitado pela mesma ou por outra cadeia produtiva (dando à ele o mesmo ou ainda maior valor do que tinha antes).

lembra que lançamos a primeira calça jeans circular de pós-consumo do Brasil? essa ação é um exemplo de moda circular (é o nosso orgulho também)! a série de calças foi criada com 3000 peças que seriam descartadas, deu novo rumo pra aqueles materiais, deixou de gerar 900kg de resíduos e, no processo, a youcom ainda teve a redução de mais de 43% no consumo de água e cerca de 36% nas emissões de CO₂*.

entre as nossas iniciativas, outra que gostamos de ressaltar é o lançamento de peças tingidas através de pigmentos naturais – o que permitiu economia de água, energia, auxiliares têxteis, exclusão de derivados do petróleo no processo e reduziu o tempo do processo. além do tingimento, a matéria-prima dessa coleção foi o algodão produzido respeitando requisitos e boas praticas de responsabilidade social e ambiental.

e, assim, juntes vamos avançando e construindo esse planeta mais limpo e mais justo! bora?

  • dados baseados em estudo ACV de uma calça tradicional X feita com os resíduos.