Funcionar como uma grande rede social – ou usando ferramentas de redes sociais já existentes – é uma nova tendência entre os hotéis do mundo. O Sol Wave House, na ilha de Mallorca, na Espanha, por exemplo, foi montado pensando no Twitter. O lugar tem um serviço de concierge digital, que pode ser acessado usando a hashtag #socialwave. Se você quer que o seu frigobar seja reabastecido, por exemplo, basta tuitar #fillmyfridge! O Sol Wave também organiza Twitter Parties, em que os hóspedes são estimulados a interagir a partir da comunidade do hotel.
O design do Sol Wave House usa a linguagem do Twitter
Já o Ushuaia Beach, em Ibiza, é o hotel-Facebook. Quando chega ao lugar, o hóspede cadastra seus dados e ganha uma pulseira que é sincronizada ao seu perfil no Face. Depois disso, só precisa aproximá-la de um dos totens instalados em todas as áreas comuns do hotel para automaticamente acessar o perfil.
Sol, piscina e Facebook
Mas o Ushuaia não é referência só por conta de sua tecnologia. O hotel abriga também um disputado club. Os line ups das festas sempre contam com os melhores djs do momento.
Longe das praias, o hotel boutique Mama Shelter, em Paris, faz uma linha mais cool, com decoração projetada pelo conceituado designer Philippe Starck. Todos os quartos são equipados com um iMac, que vem com um aplicativo especial criado pela Apple para o Mama. A partir dele, o hóspede pode tirar fotos e compartilhá-las com os outros computadores do lugar, espalhados também pelas áreas comuns – numa espécie de Instagram interno.
No Mama Shelter, suas fotos do Insta se misturam ao décor do hotel!