hoje é dia internacional do orgulho LGBTQIAP+ e a gente veio aqui contar um pouquinho sobre essa data e porque é tão importante falar sobre diversidade e inclusão. vem ler mais com a gente 🙂

os conceitos relacionados à diversidade e inclusão estão sempre mudando e se transformando a partir das reflexões e necessidades da sociedade em que vivemos. e, mesmo dentre os grupos que são considerados minorias, não há 100% de consenso  sobre todos os termos e conceitos. e tá tudo bem, né? afinal de contas, diversidade fala muito sobre aceitar e respeitar as diferenças.

a gente não veio aqui pra ditar regras ou determinar conceitos, mas sim para apoiar o diálogo e trazer mais aprendizado sobre o tema. estamos sempre abertos à conversa, então caso não se sinta confortável com algo, pode chamar a gente pra conversar, viu? 😉

divulgação: unsplash free images @ jason leung

sabemos que conhecer mais sobre outras realidades é super importante para que a gente possa exercitar algo muito importante: empatia. assim, somos capazes de entender um pouco mais sobre as necessidades e expectativas dos grupos que compõe a sociedade, e também como agir de maneira a fortalecer e enriquecer e celebrar a diversidade!

agora, bora mudar o mundo, quebrar mitos e aprender um pouquinho mais sobre o assunto, mas antes, se liga essas dicas aqui:

não existe heterofobia
mesmo que uma pessoa heterossexual tenha sido ofendida por sua sexualidade, a discriminação contra a orientação sexual se aplica aos grupos que sofrem historicamente com o preconceito.

não, não é curiosidade. é discriminação!
a orientação sexual é individual, ou seja, não são permitidos julgamentos, questionamentos ou curiosidades. dica: não use o fato de ter amigos ou familiares com uma orientação sexual não heteronormativa pra justificar uma atitude e/ou opinião preconceituosa.

divulgação: unsplash free images @ divya agrawal

mas heim, você sabe o que significa cada letra da sigla LGBTQIAP+? vem aprender! já aproveita pra compartilhar com quem também vai curtir saber.

Lésbicas: mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero (outras mulheres).
Gays: homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero (outros homens).
Bissexuais/bissexualidade: homens e mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelos dois gêneros (masculino e feminino).
Transgêneros/trans/transexuais: pessoas que nasceram com determinado gênero, mas não se identificam com ele. transicionam, muda de gênero.
Travestis: pessoas que nasceram com o sexo masculino, mas se identificam com o feminino (use os pronomes “A travesti” ou “ela”).
Queer: identidade de gênero de pessoas que transitam entre as noções de gênero e possuem uma fluidez em suas identidades, que não se identificam com nenhum rótulo.
Intersexualidade/intersex: pessoas que nascem com anatomia reprodutiva ou sexual e/ou um padrão de cromossomos que não podem ser classificados como masculino ou feminino.
Assexuais/assexualidade: pessoas que não sentem atração por outras pessoas, independente do gênero.
Pansexuais: pessoas que sentem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independente da sua identidade de gênero ou sexo biológico.
+: todas as demais identidades de gênero e orientações sexuais.

aqui, a gente já vem tomando algumas iniciativas de mudança. o Plural é o nosso programa de diversidade e inclusão, que engloba diversas ações que buscam tornar a youcom e todas as empresas do grupo Lojas Renner S.A. mais diverso, incluso e melhor pra todes.

 

Comentários estão fechados.