yc change março 21, 2024

na moda sustentável, algumas palavras aparecem com frequência e hoje a yc te conta o que elas significam, vem descobrir!

a moda sustentável é um conjunto de atitudes que diminuem o impacto da produção e do consumo de roupas no meio ambiente e social, como diminuir a emissão de carbono e a degradação de solo ou melhorar as condições de trabalho dos agricultores e todos envolvidos na cadeia de produção.

dentro desse conceito, existem alguns termos que indicam cada avanço social e ambiental. muitos deles vc encontra nas etiquetas ou na descrição dos looks da youcom.

e caso vc tenha visto esses termos por aí e ñ saiba o significado deles ou tá querendo saber mais sobre como ter um consumo consciente, continua lendo que a gente te conta o significado de cada um!

algodão responsável

o algodão é a principal matéria-prima das nossas peças, por isso, trabalhamos apenas com fornecedores que cultivam o material de forma mais responsável, respeitando o meio ambiente e proporcionando condições de trabalho mais seguras aos agricultores.

algodão reciclado

a produção desse material rola a partir de peças usadas, sobras de tecidos ou resíduos têxtil que passam pelo processo de desfibragem, que é a separação dos fios do tecido. com isso, criamos um novo tecido, que se transformará em uma nova peça, a partir de itens que iriam para o lixo! um exemplo é o jeans for change, peças que criamos a partir de jeans em desuso, que são deixadas nos nossos coletores pelos consumidores.

algodão agroecológico

diferente do sistema de monocultura, esse preza pelo equilíbrio do solo, mesclando o cultivo do algodão com outros plantios, como o do feijão, gergelim e o aipim. esse modelo de agricultura evita a escassez do solo e preserva seus nutrientes, fazendo com que o equilíbrio ambiental se mantenha 🙂

carbono neutro

ser carbono neutro é compensar suas emissões de CO2 apoiando iniciativas ambientais 😊 algumas empresas buscam reduzir 100% das emissões geradas, por meio de escolhas de compressão, como compras de créditos de carbono ou a recuperação de florestas. resumindo, é um equilíbrio entre as emissões e adoção de medidas pra absorver ou remover esse gás da atmosfera.

compensação de emissões

acontece por meio de um “mercado” que promove a troca entre a empresa que gera créditos de carbono por reduzir emissões (aquelas que utilizam de energia renovável ou tem a prática da conservação de florestas, por exemplo) e empresas que precisam compensar suas emissões. o valor gerado pela troca costuma ser destinado a projetos socioambientais.

moda responsável

é uma abordagem da indústria fashion que busca minimizar o impacto da produção no contexto socioambiental, buscando promover práticas favoráveis desde a matéria-prima até o produto. a moda responsável também fomenta melhores condições de trabalho e respeito pelos direitos humanos.

impacto ambiental

alteração física, química e biológica da natureza causada por atividades humanas. essas alterações afetam diretamente a qualidade dos recursos ambientais, como o ar, impactando na saúde, segurança e bem-estar da população.

net zero

são empresas que não adicionam novas emissões à atmosfera, por meio de um cálculo: (total de emissões geradas – remoções de emissões = menor ou igual a 0). neste caso, as emissões precisam ser compensadas por meio de remoção das emissões da atmosfera. esse título somente pode ser dado a empresa se as metas de redução estiverem de acordo com a Science Based Target Initiative, iniciativa da ONU pra engajar empresas e organizações à adoção de princípios humanistas.

pegada ecológica

mede os impactos sobre o meio ambiente, analisando quanto do planeta estamos consumindo pra manter os modelos de consumo e produção.

pegada de carbono

é o cálculo das emissões de gases de efeito estufa. esse cálculo mensura a emissão dos gases do ciclo de produção de algum produto ou de uma atividade. além disso, algumas pegadas de carbono também avaliam o uso e descarte.

pegada hídrica

mede a quantidade de água consumida em toda a cadeia de produção.

produtos circulares

é o aproveitamento de itens que seriam descartados para criar novas peças, evitando o aumento de aterros e lixões. é transformar a moda num ciclo: as coisas são fabricadas > usadas > descartadas > de volta pra a cadeira de produção. tal qual nossas peças jeans for change!

produção mais limpa (p+l)

uso de uma estratégia ambiental preventiva que some com processos, produtos e serviços, aumentando a eficiência global e a redução dos ricos pra saúde humana e meio ambiente.

regenerativo

produto ou processo capaz de devolver ao ambiente é à sociedade mais do que retirou durante sua produção e consumo.

e aí, se ligou nos termos e o que cada um significa? agora é só ficar de olho no seu consumo e produção dos produtos que vc curte, pra dar aquela ajuda pra natureza e manter um mundo mais responsável.

continua acompanhando a gente nas redes pra ficar por dentro do trabalho que rola por aqui. é só seguir @lojayoucom no tiktok, instagram e twitter.