todo ano, os fãs de cinema – e até quem não é tão cinéfilo assim – entram na onda do oscar… e por aqui não seria diferente, vem com a gente descobrir as histórias por trás das músicas indicadas!
em 2024, a premiação que reconhece os melhores profissionais da indústria cinematográfica e filmes do ano anterior vai rolar neste domingo (10), às 20h, no teatro dolby, em los angeles.
a cerimônia vai ser transmitida na tv a cabo, pela tnt, e no streaming, pela hbo max. e, se liga hein, pra quem curte ver os lookinhos, o tapete vermelho começa às 19 horas!
os protagonistas do oscar esse ano são oppenheimer, que tem 13 indicações e deve levar a estatueta de melhor filme e melhor diretor, pobres criaturas, com 11 indicações, assassinos da lua das flores, com 10, e barbie, com 8.
mas não dá pra deixar de citar filmes incríveis que tiveram menos indicações como, por exemplo, vidas passadas, os rejeitados e anatomia de uma queda. mais informações sobre eles vc pode encontrar na lista do estadão com tudo o que vc precisa saber antes da premiação, vale a pena conferir!
sabemos que as categorias mais esperadas são direção, atuação, roteiro e melhor filme, mas pra quem AMA música como a gente, são as de melhor canção original e trilha sonora que fazem o <3 bater mais forte.
além de todas as músicas ganharem uma apresentação ao vivo na cerimônia, muitas delas também são acompanhadas de histórias interessantes. e a gente vai te contar tudinho aqui nesse post 🙂
como as músicas indicadas são escolhidas?
antes de començar, queremos te explicar quais são os critérios para concorrer a essa categoria tão querida pela audiência!
o oscar de melhor canção original é disputado por músicas que foram escritas especialmente para os filmes e quem recebe o prêmio não é quem interpreta a música e sim os seus compositores e letristas.
então, se, por exemplo, “i’m just ken”, interpretada pelo ryan gosling, ganha o prêmio, ele vai para a dupla mark ronson e andrew wyatt e não pro ryan!
além disso, a trilha precisa tocar durante o filme, podendo ser interpretada pelos personagens, ter tocado em alguma cena ou nos créditos finais. parece óbvio, mas muitas músicas que são tema de um filme, estão na trilha sonora, mas não necessariamente tocam durante o filme.
dito isso, barbie foi o filme que brilhou com mais indicações na categoria, tendo sido indicado por “i’m just ken” e “what was i made for?”. como só é possível indicar no máximo 2 músicas do mesmo filme na categoria, o hino “dance the night”, da dua lipa acabou ficando de fora da disputa, mas super vale o seu play:
bom, agora vamos as músicas indicadas na categoria:
“the fire inside”, de diane warren, concorre pelo filme flamin’ hot
a música que é tema do filme que conta a história do salgadinho cheetos foi interpretada pela becky g e escrita e composta por diane warren, que é uma veterana na categoria, já tendo sido indicada 15 vezes ao oscar!
em 2022, ela chegou a receber um oscar honorário pelo conjunto da sua obra, mas nunca ganhou um oscar em si, e parece que em 2024 ele também não vem aí… afinal, a música é a mais fraca dessa categoria.
“it never went away”, de jon batiste e dan wilson, do filme american symphony
american symphony é um dos filmes mais emocionantes desse oscar e a trilha dele não poderia ser diferente!
“it never went away” é uma canção de ninar que jon fez para a esposa zuleika ouvir no hospital enquanto estava em tratamento de leucemia. a canção é uma parte chave do documentário, que retrata a ascensão do músico, enquanto a escritora passa por um momento de saúde difícil.
jon já ganhou o oscar, em 2021, pela trilha sonora da animação soul, e é um dos favoritos desse ano também.
“wahzhazhe (a song for my people)”, de scott george, do filme assassinos da lua das flores
independente se “wahzhazhe (a song for my people)” ganhar ou não, ela já fez história! isso porque é a primeira vez que uma música escrita por um nativo norte-americano é indicada nessa categoria.
a canção, que aparece na cena final do filme assassinos da lua das flores, foi escrita por scott george e conta com a participação do coral da tribo osage.
uma curiosidade é que o principal desafio encontrado pela produção do filme para inscrever a música na categoria foi que ela não estava escrita, afinal, na cultura indigena a memória vem em primeiro lugar, e não a escrita, mas no fim eles conseguiram dar um jeitinho de inscrevê-la!
“i’m just ken”, de mark ronson e andrew wyatt, do filme barbie
mark ronson e andrew wyatt receberam uma missão da diretora greta gerwig: escrever uma música divertida que brinque com o fato de barbie ser um filme protagonizado e dirigido por mulheres e o ken ser “só o ken”. foi aí que surgiu “i’m just ken”, faixa escrita pela dupla que já ganhou o oscar em 2018 pela famosa juntos e “shallow now”, de nasce uma estrela.
a música, que é interpretada por ryan gosling em barbie, é bem divertida e super funciona no filme, mas “no mundo real” não se sustenta sozinha. “dance the night away”, da dua lipa, que também foi produzida pela dupla e faz parte do filme, poderia ter sido uma escolha melhor para ser a segunda música a representar o filme nessa categoria.
“what was i made for?”, de billie eilish e finneas, do filme barbie
a música criada por billie eilish e seu irmão finneas funciona muito bem na cena final de barbie, mas também poderia estar em um stories existencial qualquer. ela é a favorita para ganhar a categoria – e a nossa também! – justamente por funcionar tão bem no filme e fora dele.
finneas, inclusive, explicou que a ideia deles ao compor a canção foi essa mesmo: que ela fosse um ponto alto do filme ao mesmo tempo que falasse sobre algo que todo mundo se identificasse. por mais que a barbie seja uma boneca, todo mundo sabe o quão devastador pode ser sentir uma coisa pela primeira vez e é essa a sensação que a música procura passar.
a faixa ganhou música do ano no grammy e tem tudo pra render o segundo oscar para billie, que já ganhou o prêmio em 2022 com “no time to die”, da sequência james bond.
e na categoria trilha sonora…
já na categoria trilha sonora, os indicados são oppenheimer, assassinos da lua das flores, pobres criaturas, american fiction e indiana jones e a relíquia do destino.
quem deve levar pra casa a estatueta é o favorito da noite oppenheimer. afinal, uma trilha que tem a bomba atômica como protagonista, só poderia ser impactante!
e aí, já tem os seus favoritos para essas categorias? conta pra gente nas redes sociais da youcom, é só seguir @lojayoucom no tiktok, instagram e twitter.