É junho e as bandeirinhas coloridas, as camisas xadrez e o cheiro de quentão estão tomando conta do ar das ruas brasileiras, principalmente das nordestinas. Repleta de tradições, desde fogueiras à barracas do beijo, as festas juninas estão entre as celebrações mais legais do ano. E, é claro, que pra elas serem ainda MELHORES não pode faltar aquela playlist com muito forró, baião e xaxado. Mas e se no meio dessas músicas tradicionais nós apresentássemos pros nossos amigos aqueles sons que tem tudo a ver com a ocasião, mas que não são tão óbvios assim? Bom, a gente separou alguns aqui nesse post que vão unir nordeste com sul, forró com rock, sotaques diversos e fazer o seu arraial diferentão e inesquecível ♥

1_CARAMURU E JULIÃO

E quem disse que não vale forró nessa lista? A nossa primeira dica é a banda Caramurú e Julião, de Pernambuco. Embora toquem um forró que utiliza instrumentos base do estilo, como a viola caipira e a zabumba, eles dão uma cara nova ao estilo ao deixar ele mais psicodélico. A dupla lançou um single lá em 2017 chamado “Nossa Vez” com duas músicas e promete lançar seu primeiro disco ainda em junho desse ano. A nossa dica de música pro seu arrasta pé é essa aqui:

2_TAGORE

Outro cara que vem lá da terra de Alceu Valença, e que bebe de suas referências, e não pode faltar na sua playlist diferentona de São João é Tagore. Com dois discos no currículo e cheio de referências à psicodelia internacional atual (Tame Impala, Flaming Lips) e à grandes nomes nacionais nordestinos (Alceu Valença, Ave Sangria), o cara com certeza vai embalar a sua festa de São João. No seu primeiro disco, “Movido a Vapor”, ele faz um cover bem legal de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença, mas a música que nós recomendamos (além do primeiro disco inteiro), é a primeira desse vídeo aqui:

3_FRANCISCO, EL HOMBRE

Você já deve ter ouvido falar na Francisco, El Hombre. Nos últimos anos, ao unir ritmos brasileiros à latinos e com shows pra lá de empolgantes, a banda ganhou bastante espaço no cenário independente com o seu enérgico e politizado “Soltasbruxa”, disco que foi parar até em novela da Globo. Nós até chegamos a falar sobre eles nesse post aqui. O fato é que várias músicas dele podem embalar o seu balancê. Sente só essa aqui:

4_CUSCOBAYO

Seguindo nos ritmos latinos, temos também a Cuscobayo, banda de Caxias do Sul, lá na serra gaúcha. Com um violão, um cajon, uma percussão, um baixo e um trompete, a banda coloca todo mundo pra bailar desde 2012. “Cuscobayo”, primeiro álbum do grupo, lançado em 2016, é daqueles pra ouvir de pés descalços, rodeado de amigos, dançando. E isso tem TUDO a ver com um arraial, né?

5_ACADEMIA DA BERLINDA

Voltando pro Nordeste, temos a Academia da Berlinda. De Recife-Olinda, a banda  dançante e autoral traz no seu repertório músicas com referências que vão do frevo, do coco e do maracatu até a ciranda, o forró, a cumbia, o afrobeat e o carimbó. Realmente são MUITAS influências misturadas, que combinam perfeitamente quando o assunto é arrastar o pé. Nesse São João, dê play:

6_BARBATUQUES

“Boa noite, povo, que eu cheguei”: você provavelmente já deve ter ouvido uma música com um começo assim. Pois é, a música “Boa Noite”, da Barbatuques, foi sampleada pelos djs do Tropkillaz e ficou bem conhecida. Mas falando do Barbatuques em si, a banda é formada por 14 pessoas que fazem som apenas com o corpo. Usando só percussão corporal, a banda quer mostrar que qualquer pessoa pode fazer som com seu próprio corpo. Experimenta só:

Curtiu? Se liga só na playlist que a querida Yasmin Reis fez lá no nosso Spotify só com sons pra embalar o seu São João:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *