Você que gosta de moda talvez não saiba, mas antes de encontrar nas araras da #YOUCOM a sua peça preferida, nossa equipe de criação pesquisou muitas novidades, referências e muito sobre tendências. Muito mesmo!

Os cool hunters são profissionais que integram os times de estilo de grandes marcas ou agências de tendências para antecipar os desejos dos consumidores. Para trabalhar como um, é necessário prestar atenção em tudo e todos, em qualquer coisa que esteja ao seu redor, e pesquisar muito o que está para acontecer. Tem que ser rápido! E open minded!

Existem alguns cursos que ajudam a embasar esse conhecimento, mas a gente entende que esses pesquisadores, que muitas vezes estão atrás mesmo do que não é cool, são pessoas que nascem com esse feeling e com um senso apurado para farejar novidades e perceber movimentos. É um talento natural.

A nossa dica é você  estar antenado ao comportamento das pessoas, novidades musicais, moda, gastronomia, arquitetura, mídia, rua… (enfim, um pouco de tudo!) e tentar entender onde as coisas se repetem e se encaixam. Vale lembrar que muita leitura e orientação visual ajudam a manter esse repertório de referências apurado. Por aqui, nossa equipe de criativos está sempre ligada a tudo que acontece pelo mundo para traduzir em peças incríveis as referências coletadas através de muita pesquisa.

equipeyoucom_blog

Equipe de criação da YOUCOM – muita pesquisa e olhar atento a tudo que acontece mundo afora

“Para ser coolhunter é preciso abrir a cabeça. O ‘cool’ pode surgir das fontes mais inesperadas possíveis, um olhar desprovido de preconceitos é o primeiro passo para a carreira. Observar, ler e procurar é rotina do profissional –  definitivamente é um trabalho de quebra-cabeça. O principal é analisar o que está acontecendo para entender as raízes e consequências de determinados comportamentos que encontramos em campo”, explica Daniela Dantas, Gerente de pesquisa e planejamento do bureau de tendências WGSN.

Gostou da ideia? Tenha sempre com você uma máquina fotográfica, um caderno para anotar tudo e crie uma pasta no computador para guardar todos os registros do que te chamou atenção. A partir daí, é tentar relacionar os assuntos e prever se aquela cor que tá todo mundo apostando vai ser hot or not.

moodboard_blog

Nossos moodboards de referências nos ajudam a construir as coleções da YOUCOM

A #YOUCOM indica ainda o mini documentário Influencers, para entender como determinados comportamentos se espalham pelo globo, assim como alguns nomes viram influenciadores e ajudam a disseminar as tendências.  O livro Cool Hunting,  da espanhola Marta Dominguez Riezu, explica como entender o que é cool, como nascem as tendências e quem as dita.

Se quiser treinar é só começar. Pegue sua  máquina, seu caderno de anotações  e vai pra rua! Quem sabe você não vem fazer parte da equipe da YOUCOM?

wgsn_logo

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *