Sustentar um programa só sobre música nunca foi tarefa fácil, mas na era das ~interwebs~, a coisa foi de mal a pior. O Youtube e um milhão de blogs passaram a dar em primeira mão – e disponível pra você ver quantas vezes quiser – o clipe que na TV só vai passar uma vez na vida e outra na morte.

Foi aí que alguns veículos de comunicação e pessoas que queriam começar a trabalhar com o assunto se deram conta que não tinha como nadar contra essa corrente. E se juntaram a ela! Dessa ~onda~ surgiram muitas ideias de canais incríveis no Youtube com conteúdo de qualidade, formatos (narrativas + linguagem visual) bem diferentes e, principalmente, com uma ÓTIMA curadoria. Muitos deles se tornaram referência pra se procurar bandas que vão acabar estourando logo logo.

Nós – que somos loucos por garimpar bandas novas – fizemos uma listinha pra te apresentar alguns canais que merecem a sua atenção por esse e outros motivos:

SPOILER ALERT: nem todos os canais são brasileiros, ou seja, é possível que você tenha que recorrer pras legendas automáticas incríveis (só que não) do youtube.

1. Triple J

O Triple J – antes de ser um canal no youtube – é uma rádio estatal da Austrália que está há 40 anos no ar! Mas foi só em 2008 que os caras começaram a produzir vídeos durante a programação. E deu super certo: hoje eles tem mais de 250 mil inscritos no Youtube.

Os vídeos do canal não tem uma super produção e são – em sua grande maioria – gravados no estúdio (exceto em festivais e entrevistas pontuais). O forte do Triple J são as apresentações ao vivo mesmo! Nas sextas-feiras, por exemplo, rola sempre um quadro chamado “Like A Version” onde uma banda vai até à rádio gravar uma música própria + um cover de uma música que adoram. O último cover que deu o que falar foi esse aqui:

 

2. KEXP

A KEXP, de Seatle, foi mais uma das rádios que percebeu que o jornalismo multimídia poderia dar certo. Desde 2006 eles tem um canal no Youtube onde abrigam as performances completas de TODAS as bandas que passam pelo estúdio deles.

O formato dos vídeos da KEXP é bem parecido com os da Triple J. A diferença é que eles alimentam constantemente o canal e que esse é uma MINA DE OURO pra quem quer conhecer bandas novas do underground. Então, se você curte lançar ~tendências~ aqui é o seu lugar. E se não curte, várias bandas consagradas também já passaram por lá.

 

3. NPR Music

A NPR Music é outra rádio que achou no Youtube uma forma de se comunicar e arrecadar grana – já que eles são um meio de comunicação estatal e dependem bastante da colaboração dos ouvintes. O diferencial deles é o “NPR Music Field Recordings” em que eles levam músicos pra tocar em lugares que você nunca imaginou eles tocando:

 

 

4. La Blogothèque

“Por seis anos, o La Blogothèque tenta mudar a forma como as pessoas consomem música. Nós filmamos raros, intímos e bonitos momentos ao lado dos nossos artistas favoritos – os quais você em breve vai se apaixonar também”.

Acho que depois da descrição deles, a gente não precisa falar mais nada, né <3

 

5. Cultura Livre

Apresentado pela fofa Roberta Martinelli <3, o Cultura Livre é o primeiro programa multimídia do Brasil. Multimídia, como assim? Primeiro ele passa ao vivo (sem cortes) no site da TV Cultura. Depois ele passa na televisão, nas quartas-feiras, por 30 minutos. E por último ele vai pro Youtube completíssimo, ou seja, na integra.

Mas por que eu devo assinar o canal no Youtube? Porque lá você vai encontrar entrevistas e shows com quem anda ~sacudindo~ o cenário da música brasileira 🙂

 

6.Boiler Room

O Boiler Room é um canal voltado pra cena underground eletrônica. O projeto que nasceu em Londres, em 2012, convida DJs pra tocar em locações pra poucas pessoas. Os sets são transmitidos ao vivo por streaming e logo depois são postados no canal dos caras no Youtube.

Darkside, Chet Faker e Jamie XX são só alguns dos caras que já passaram por lá.

 

7. Black Cab Sessions

1 música + 1 take + 1 taxi = Black Cab Sessions <3

Resumindo: o projeto leva bandas pra passear por Londres em um dos famosos black cabs (aka taxis pretos) da cidade. Em troca, eles pedem pra que a galera toque uma música direto do banco de trás 🙂

Black Cab Sessions – Rodrigo Amarante from Black Cab Sessions on Vimeo.

 

8. Uma Banda Por Aí

O “Uma Banda Por Aí” é (quase) uma versão brasileira do Black Cab Sessions. A diferença é que nesse aqui a apresentadora Renata Gaspar dá uma carona pros músicos convidados e conversa com eles sobre os projetos futuros, temas da atualidade (que estão passando na rádio do carro) e o que mais der na telha! E, claro, no meio desse blábláblá rolam apresentações das bandas.

Comentários estão fechados.