Se você já entrou nesse post achando impossível manter uma hortinha dentro de casa por motivos de pouco espaço, CALMA. Ou se você simplesmente não tem ideia de como começar a cultivar uma horta, RELAXA. Estamos aqui pra desmistificar tudo isso. A verdade é que com um pouco de criatividade e uma dose de ~inovação é possível criar uma horta em qualquer cantinho. Como a gente sabe que não é assim tão simples, chegamos com várias ideias pra te inspirar. Bora?

1) Procure pelo Sol!

Quanto mais Sol bater na sua hortinha, melhor. Ou seja, busque na sua casa o ambiente mais iluminado possível. Alguns vegetais precisam de mais Sol que outros, então procure descobrir quais vão funcionar melhor de acordo com o seu cantinho.

2) Recipientes para o plantio;

Acredite se quiser: você pode utilizar os mais diversos recipientes para plantar. Os tradicionais vasos, latas, canecas, xícaras, garrafas pet, caixas… as opções são intermináveis.

3) O local escolhido;

Você já sabe que deve procurar pelo Sol, mas sabe onde exatamente instalar a sua hortinha? Tudo vai depender do seu espaço, mas não se desespere. Você pode criar uma horta suspensa numa parede, numa janela, numa porta e até em cima de uma prateleira, vai depender dos recipientes escolhidos para o plantio.

4) Sementes ou brotos?

Se você não é um especialista em jardinagem e quer ver resultados rápidos, comece plantando brotinhos. Alface, tomate e cebola são alguns dos vegetais que você pode plantar os brotos.

5) Tá, mas o que plantar?

Pra você ter uma hortinha de sucesso, comece com sementes que tenham a característica de crescer quase que por si mesmas como ervilhas, milho, feijão e fava. Raízes como beterraba, nabo, rabanete, cenoura, etc., que precisam ser plantadas em linha e crescem sob a terra também são uma boa opção. Rúcula e espinafre são legumes rústicos que crescem rápido e precisam de pouco cuidado. E ainda: alfaces, manjericão, tomate cereja, lavanda, acelga, morangos, etc.

6) Os cuidados;

Quando dentro de um vaso ou caixa, a planta não dispõe de muitas reservas nutricionais nem de água. Em tempo de forte calor, aconselha-se regar as plantas de vaso todos os dias, de preferência, de manhã ou no final da tarde. Em épocas de frio, regue em um a cada dois dias.

7) Dicas gerais;

Limpe todos os seus recipientes antes de plantar e adicione um feltro de drenagem para evitar que a águe e a terra do pote vazem e sujem a superfície. Misture as plantas! Faça um mix com os temperos, legumes e as flores. Associe, por exemplo, erva-doce, lavanda, páprica e hortelã. A estética da sua hortinha vai ficar linda. <3

 

Ter uma horta caseira tá mais fácil do que nunca. Além de oferecer momentos relaxantes e divertidos, você economiza e cuida da sua saúde. E aí, quem vai tentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *