Você já parou para pensar a quantidade de formas que a música pode ser representada, além do fone de ouvido? Com a ajuda de 6 sites, entendemos que música também pode ser teia, número e até mesmo galáxia. E, claro, não poderíamos deixar de compartilhar essa experiência com vocês 🙂

1. 100 Years of Rock Visualised (Concert Hotels)

A Concert Hotels é uma empresa americana que faz booking de hotéis e hostels para fãs de música que precisam encontrar um lugar para ficar quando viajam para ver um show fora da sua cidade de origem. Só a ideia da empresa já é INCRÍVEL, mas não para por aí. Em 2013, eles lançaram um gráfico animado que conta os 100 anos da história do rock’n’roll em apenas 1 minuto. A animação mostra a evolução do rock, as conexões entre os estilos, as ramificações dos gêneros e ainda é possível clicar nos ritmos e ouvir uma música de cada um deles. É um gráfico MUITO legal e didático, daqueles que dá pra ficar horas brincando e aprendendo…

100 years of rock

 

2. Taste Re-wind (Spotify)

“Que músicas você ouviria se tivesse nascido em outra época?”. Pensando nessa pergunta, o Spotify lançou no ano passado o Taste Rewind. O hotsite funciona assim: você loga com a sua conta do Spotify, escolhe três artistas que está ouvindo muito atualmente e a ferramenta cria playlists personalizadas das décadas de 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000. Os sons tocam enquanto você rola a página e, se você gostar, ainda pode salvar as playlists no seu perfil para ouvir sempre que quiser! Pra conhecer o site, clique aqui.

taste-rewind

3. Cover Story (Pitchfork)

Quem disse que as reportagens longas não sobrevivem na internet? Sabemos que a maioria dos usuários prefere ler uma notícia em um tweet de 140 caracteres ou até mesmo ficar por dentro do que está rolando na música em um post no Facebook, mas isso não é regra. A Pitchfork, por exemplo, criou uma página com textos longos que está sendo muito compartilhada na timeline. O motivo? A Cover Story é uma sessão do site que faz perfis bem interessantes de artistas que nós amamos como Mac DeMarco, MGMT e Daft Punk. A diferença para um texto de revista é que eles usam gifs, animações e tudo que a internet possibilita pra deixar os textos mais atrativos e dinâmicos. Pra entender do que nós estamos falando, clique aqui.

savages2

4. Because Recollection (Because Music)

Em 2015, o selo Because Music (Django Django, Metronomy, Major Lazer) completou uma década. Pra comemorar os 10 anos de música, vídeos e discos brutais lançados pela gravadora, o selo pensou em um hotsite I-N-C-R-Í-V-E-L! A ideia do site é a seguinte: “E se, ao invés de só ouvirmos música, também pudéssemos brincar com os sons?”. Pra realizar o projeto, eles lançaram o Because Recollection, uma experiência interativa onde você pode brincar com capas icônicas da década passada. Vem jogar!

because-recollection

5. Polygraph (Polygraph)

Polygraph é um site sobre música que nos faz pensar fora da caixa. A publicação tenta trazer assuntos complexos de uma maneira visual. São gráficos sobre punk, hip-hop e história da música (no geral). O site fez, por exemplo, um gráfico comparando o vocabulário de grandes rappers com escritores famosos.

The_Largest_Vocabulary_in_Hip_hop

Também rola no Polygraph uma animação muito legal – tanto de todos os ritmos, quanto só de hip hop – mesclando os tops da Billboard desde os anos 1950. Estes são os nossos favoritos, e para descobrir os seus, é só entrar no site:

Polygraph-Billboard

6. Galaxy Of Covers (Interactive Things)

A sua música favorita tem uma vida maior do que você imagina. É isso que o site Galaxy Of Covers propõe. Afinal, existem inúmeras versões alternativas, criadas em décadas e com base em ritmos diferentes de músicas que nós adoramos. Pra provar isso, a equipe do site pesquisou os 50 covers mais populares dos últimos tempos e os separou em galáxias <3

Cada galáxia é uma música, os planetas que orbitam ao redor dela são as versões com ritmos, popularidade, tempo, dançabilidade e energia próprias. Explorando os universos você descobre todas essas informações, além do ano em que o cover foi feito e ainda pode comparar uma galáxia (cover) com outra. Para explorar, clique aqui.

galaxy of covers.2

E aí, qual deles entrou para a sua aba de favoritos? 🙂

Comentários estão fechados.