Desde que Stranger Things estreou na Netflix, não se fala de outra coisa. A série floodou a nossa timeline, e não foi à toa. A trama, que combina as MELHORES referências dos anos 80 com crianças adoráveis e suspense sobrenatural, agradou não apenas quem nasceu na época das polainas e discotecas, mas também quem é jovem e quer conhecer mais sobre a década. Os fãs chegaram a fazer um comparativo entre as cenas dos filmes que inspiraram a série (“E.T.”, “Alien”, “O Iluminado”, etc) e os episódios de Stranger Things:

Na mesma onda, procuramos as músicas da trilha sonora da série que tocaram (de verdade) em filmes incríveis dos anos 1980:

1. “Heroes”, David Bowie 

Antes de fazer parte da trilha sonora de Stranger Things e de protagonizar a inesquecível cena no túnel de “As Vantagens de Ser Invisível”, de 2012, “Heroes” fez parte de outras soundtracks. Uma das mais importantes e também mais conhecidas dos anos 80 é a de “Christiane F.”, de 1981.

tumblr_mrvqj4Hkfn1rfs3ino1_400

O filme é baseado no livro que conta a história real de uma alemã que com apenas 13 anos viciou-se em heroína. O longa “Christiane F.” mostra a trajetória da garota que frequentava com seus amigos a Estação Berlin Zoologishcher Garten, conhecida por ser um ponto de drogas na Berlim nos anos 70. O assunto em si interessou os adolescentes na época, mas o fato do David Bowie aparecer no filme e ainda ter sido o responsável por TODA a trilha sonora, transformou o filme em um clássico cult da época.

2. “Waiting for a Girl Like You”, Foreigner

“Footloose”, de 1984, tem TODOS os aspectos de um filme clássico dos anos 1980: colégio, dança e romance juvenil. O filme conta a história de Ren, um adolescente que adora dançar e se muda pra uma cidade onde a dança é proibida. E aí a história se desenrola! E o melhor: com muita música boa. Para animar os ~bailes~ do filme, não poderia faltar a clássica “Waiting for a Girl Like You”, do Foreigner, que também toca durante uma festa em Stranger Things…

 3. “Elegia”, New Order

“Elegia”, do New Order, parece ter sido feita especialmente pra Stranger Things. A música lançada em 1985 é naturalmente estranha e tem o poder de instalar aquele ~climão~  de suspense quando é tocada na série. O som é tão legal que já foi confundida por muitos fãs da série com o tema de abertura. A real é que a música não foi produzida para o Netflix e, inclusive, já fez parte da trilha sonora de “A Garota de Rosa Shocking”, de 1986. O filme não tem NADA de terror. Ou seja, mais um ponto positivo pra música: ela é eclética.

tumblr_mvuuh6aLig1qfzgyio1_500

Pra quem ficou curioso, “A Garota de Rosa Shocking” é uma comédia romântica sobre uma garota pobre que começa a namorar com um boy rico. O filme é muito legal porque aborda de forma crítica o preconceito por trás da desigualdade social entre os dois protagonistas. Além disso, a trilha sonora do longa foi eleita por críticos como uma das mais incríveis dos anos 1980. Se você curte a parte de Stranger Things sobre a irmã do Mike, vai adorar esse filme 🙂

4. “Carol Of The Bells”, Mykola Dmytrovych Leontovych

Hoje, “Carol Of The Bells” tornou-se quase um sinônimo pra trilha sonora de Natal. O que muita gente não sabe é que o tema natalino foi criado em torno de 1910 e só se popularizou no final dos anos 80, quando alguns filmes usaram a música como trilha pra cenas de Natal. Em “Esqueceram de Mim”, de 1990, e em “Duro de Matar 2”, também de 1990, a música está lá com esse propósito, e em Stranger Things não poderia diferente. Das três, a nossa preferida, COM CERTEZA, é a de Esqueceram de Mim <3

OBS: nós sabemos que os filmes desse item foram lançados em 1990. Eles entraram pra lista porque foram gravados nos anos 1980 e tem todo o estilo dos filmes oitentistas.

5. “I Melt With You”, Modern English

Se nós tivéssemos uma máquina do tempo e voltássemos pra 1983, nós provavelmente não reconheceríamos Nicolas Cage. Na época, o ator recém estava estreando como protagonista no filme “Sonhos Rebeldes” ao lado de Derorah Foreman. O filme conta a história de uma garota certinha que se apaixona por um punk na São Francisco dos anos 80. Pra embalar a ~love story~ temos “I Melt With You”, do Modern English, como tema do casal. O one hit wonder da banda britânica coincidentemente também é tema de um match em Stranger Things. Quer descobrir qual? Só assistindo 🙂

6. “Tie A Yellow Ribbon ‘Round The Ole Oak Tree”, Tony Orlando & The Dawn

“Os Espertinhos”, de 1989, narra a história de dois amigos que vão trabalhar em uma discoteca no interior dos Estados Unidos e acabam descobrindo que o lugar é uma base de espiões soviéticos. No maior clima da Guerra Fria, o filme tem como trilha sonora músicas como “Back In The U.S.S.R.”, dos Beatles, e “Tie A Yellow Ribbon ‘Round The Old Oak Tree”, que também toca em Stranger Things, e conta a história de um soldado que tá voltando da guerra depois de 3 anos longe de casa. O filme parece SUPER sério, mas o que ficou conhecido dele é uma cena em que John Travolta e Kelly Preston fazem uma dança BEM estranha. Olha só se não parece a dança de Pulp Fiction (também com o John Travolta):

São muitas referências, né? Se você encontrou mais alguma, deixa nos comentários! Nós vamos adorar ficar sabendo 🙂

Comentários estão fechados.