Claro que morar sozinho é um grande sonho, é uma conquista e é a mais pura liberdade (tomara que os pais não leiam essa parte). Mas junto com essa maravilha toda, vem algumas responsabilidades: contas pra pagar, comida pra fazer, móveis pra comprar, mais algumas contas pra pagar (ok, agora os pais podem ler essa parte).

Pra participar dessa aventura com você, a Youcom preparou essas 6 dicas imperdíveis. Fica à vontade e mexe em tudo que quiser.

 

1. Deixe a casa com o seu jeito.

Antes de mais nada, você precisa se sentir em casa de novo quando se mudar. Ainda mais se for ficar sozinho por bastante tempo. E pra isso, uma boa é caprichar na decoração e investir em objetos que tenham seu jeito. Tá ruim de grana pra comprar tudo de uma vez? Relax. É só apostar em objetos baratinhos que podem ir deixando sua casa nova com a sua cara: almofadas, quadros, vasos de plantas, e fotografias são um ótimo começo.   

 

 

2. Faça uma cópia das chaves de casa.

Sim, é sempre possível esquecer as chaves de casa no trabalho, na faculdade, na casa dos migxs ou, convenhamos, qualquer lugar. Se você deixar uma cópia das principais chaves da sua casa com alguém de confiança que more por perto, ninguém precisa se desesperar. Nem o chaveiro.

 

3. Baixe um app pra controlar os gastos.

Morar sozinho é igual a novas contas pra pagar que é igual a dinheiro sumindo sem você ver. Já que seus gastos vão aumentar, é bom saber onde seu salário vai. E nada melhor que baixar um app para organizar tudo, não é mesmo?! Baixe vários e descubra qual é o seu preferido: Organizze, GuiaBolso, Wally+, entre outros.

Dica da dica: crie uma categoria “casa” e subcategorias com as despesas mensais no app, como conta de luz, internet, água, gás, supermercado, aluguel. Assim, fica mais fácil controlar seu dinheiro.

 

4. Siga páginas com dicas de receitas.

Acredite, comer nuggets, macarrão instantâneo, pizza ou cachorro-quente vai cansar. Quando você quiser comer comida de verdade, e se arriscar na cozinha, tenha receitas rápidas e práticas por perto. Siga páginas com vídeos de receitas que facilitam MUITO a vida: Tastemade, Tastemade Brasil, Tasty Demais. Ou pegue o caderno de receitas da sua avó se preferir.

 

5. Falando em comida: cozinhe antecipadamente.

Mais uma dica de comida, porque sim. Se você gosta de cozinhar, mas não tem tempo todos os dias, pode fazer quantidades maiores e congelar em potes de vidro ou sacos ziploc. Tem vários alimentos que podem ser congelados e que vão ajudar muito no dia a dia: molho vermelho, feijão ou lentilha, cebola e temperos picados em potinhos, legumes pré-cozidos e por aí vai. Menos nuggets, ok?!

 

6. Economize fazendo as compras de casa por semana.

Pra quem mora sozinho, nada melhor que fazer as compras por semana. Assim, você só compra os produtos que estão acabando e tem menos desperdícios do que se comprar tudo para o mês. Outra dica é procurar produtos em embalagens menores.

Ah, e sempre que faltar alguma coisa em casa, anote na hora numa lista do seu celular pra não esquecer. Vai ficar muito mais fácil ir no supermercado.

 

7. More perto de uma Youcom.

Sim, essa é uma dica extra. E nem precisa de explicação, né?!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *