Em 2011, o sul do Brasil ganhou um festival de música próprio. Batizado de Meca, ele se tornou mesmo o lugar sagrado da música e da cena indie em solo gaúcho. Três anos depois, o festival cresceu, e agora conta com edições em Sâo Paulo e Rio de Janeiro também.

Muita banda incrível já pisou nos palcos do Meca, e este ano não deverá ser diferente. O festival rola em janeiro, e a gente está superansioso pra saber quem vem por aí.

Pelo menos uma atração está garantida e que podemos abrir pra vocês: a Youcom estará lá. IEI!

E como temos um tempo aí até que as bandas subam ao palco e a gente conte tooodas as novidades, decidimos relembrar fatos, histórias e piadas sobre festival de música em filmes.

Do Waynestock ao último show de The Band, contado por Martin Scorcese. Temos de tudo um pouco. É pra ir aquecendo os motores, olhos e ouvidos até que a gente conheça o line-up e tenha que saber tudo sobre as bandas, né?

Então, aos amantes da música e da sétima arte, eis os nossos headliners no assunto:

1. Gimme Shelter (Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin, 1970)

Um dos maiores filmes sobre música de todos os tempos. Não só porque é muito bem feito, mas porque é uma história fantástica. Gimme Shelter é sobre o final da turnê dos Rolling Stones em 1969, que termina no incrível Altamont Free Concert, o primeiro show gratuito feito por uma grande banda. Altamont juntou 300 mil pessoas, teve a segurança feita pelos motoqueiros Hells Angels e quatro mortes (uma delas causada por um dos seguranças). Além disso, o filme é uma bela amostra do Cinema Direto – não tem entrevista, aquela coisa clássica do documentário. Você vê como se estivesse lá.

2. All Tomorrow’s Parties (Jonathan Caouette, 2009)

Um filme sobre um festival feito pra celebrar os dez anos do festival. Entendeu? E se o filme fosse feito pelos artistas, pela plateia e por quem vendia coisas por lá, assim, cinema verdade, câmera na mão? Se você ficou pelo menos curioso, assista a essa obra-prima.

3. Quanto Mais Idiota Melhor II (Stephen Surjik, 1993)

Lembra do Waynestock, o festival criado por Wayne em função de um sonho que ele teve? Pois é. Aerosmith tocou lá pra mostrar que também os sonhos, quanto mais idiotas, melhor.

4. The Last Waltz (Martin Scorcese, 1978)

O típico documentário, com entrevista, cenas dos bastidores e tal. Mas este conta a última apresentação de The Band, uma das maiores bandas de rock dos anos 1970. Bom, mas se é um show, por que o filme aparece numa lista sobre festivais? Basicamente porque este último show foi isso: juntou mais de uma dúzia de outros artistas (Bob Dylan, Eric Clapton, Neil Diamond, Joni Mitchel Van Morrison, Ringo, entre outros) que não tocaram só com a Band, mas que apresentaram músicas próprias acompanhados por The Band. Ou seja, foi, pelo menos, uma festa!

5. Taking Woodstock (Ang Lee, 2009)

Este divertido e recente filme é todo ficcional, porém baseado em fatos reais. Ele conta a história de como o Woodstock, o maior festival de música da história, veio a acontecer na fazenda do hotel El Monaco. E de como Elliot Tiber, o dono do pedaço, fez pra garantir aos pais que não perderia a herança familiar num evento de malucos.

Fique ligado que o papo Meca só começou por aqui. Tem muita coisa ainda por vir pela Youcom. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *