Não são apenas os músicos que se inspiram no cinema para fazer a sua arte, a indústria cinematográfica também bebe do universo musical, não apenas como temática para os roteiros ou em trilhas sonoras, mas também como referência para criar seus personagens!

Separamos uma lista com personagens incríveis do cinema, inspirados em figuras da cultura pop. Vem descobrir quem são eles! 🙂

1. Coringa, Arlequina (Esquadrão Suicida) = Ninja, Yolandi (Die Antwoord)

Quem conhece o Die Antwoord sabe que a dupla não tá pra brincadeira quando o assunto é estilo. Os sul-africanos Ninja e Yo-Landi Vi$$er criaram um conceito visual para o projeto inspirado na cultura Zef e no fotógrafo Roger Ballen que, inclusive, gravou alguns clipes deles.

O estilo é facilmente reconhecível e, segundo a banda, teria sido copiado pelo diretor Neil Blomkamp nos personagens de Esquadrão Suicida. Pra provar a hipótese, a banda postou no Instagram um vídeo comparando o estilo de Ninja com o do Coringa, interpretado pelo Jared Leto, e também da Yo-Landi ao lado de Arlequina, interpretada pela Margot Robbie. Ih, é treta!

Harley-Quinn-and-Yolandi-Visser-620089

2. Coringa (Batman, Esquadrão Suicida) = David Bowie

O Ninja, do Die Antwoord, tá no direito de se comparar ao Coringa de Esquadrão Suicida, mas ele não deve saber que o personagem desde o início foi pensado com referências ao David Bowie! O vilão já passou por diversos criadores nos quadrinhos da DC e cada um deles imprime peculiaridades ao personagem.

Grant Morrison, por exemplo, quis um Coringa com um jeito “meio europeu”, estranho e do tipo viciado em heroína, assim como foi David Bowie na Berlim dos anos 1970”. Inclusive, um dos capítulos do quadrinho “Run” se chama “The Thin White Duke of Death”, uma referência a persona perturbadora que David Bowie encarnou nos anos 1970, durante o álbum Station to Station, época em que o músico estava no auge do vício em cocaína.

Ah, o autor Frank Miller também se baseou no britânico para escrever Batman e O Cavaleiro das Trevas!

bowie, joker

Além disso, o Jared Leto revelou que Bowie o ajudou a compor o vilão em Esquadrão Suicida… a inspiração não veio necessariamente das músicas do camaleão, mas da classe, elegância e da atemporalidade do trabalho do artista. Jared ainda comentou que o britânico deveria servir de inspiração para qualquer coisa que envolve criatividade. ♥

3. David (Prometheus) = David Bowie

Em Prometheus, filme que serve de prelúdio para o clássico Alien (1979), o androide vivido por Michael Fassbender também foi inspirado em Thin White Duke, a persona mais fria e séria que David Bowie incorporou durante a sua carreira. David, o androide, faz referência ao camelão já em seu nome, visualmente por ser andrógino, e também por usar roupas sóbrias e cabelo loiro com gel pra trás – igual ao White Duke! A personalidade dele, na época, “um homem vazio que cantava músicas intensas de amor, mas não sentia nada” e o senso analítico sem emoção, mas com toques humanos, também foi levada em conta.

Pra completar, o diretor Ridley Scott e o Michael Fassbender assistiram a interpretação de Bowie no filme The Man Who Fell To Earth (1976), onde ele interpreta um humanóide que fica rico na Terra ao vender aos humanos tecnologia avançada. 

bowie, prometheus

4. Abutres (Mogli) = The Beatles

Quem já viu o clássico da Disney “Mogli” (1967), se lembra dos abutres!

Acredita que o quarteto foi inspirado nos Beatles? Buzzie, Flaps, Ziggy and Dizzy são, respectivamente, John, Paul, George e Ringo. Acontece que a ideia inicial do diretor Richard Sherman era chamar os britânicos para cantar o tema dos personagens: a música “That’s What Friends Are For”. Os Beatles recusaram o convite, alegando que não gostavam de animações, porém, três anos depois, lançaram o filme/álbum Yellow Submarine. Vai saber, né…

5. Jack Sparrow (Piratas do Caribe) = Keith Richards (Rolling Stones)

Em 2003, o mundo conheceu o icônico pirata Jack Sparrow, interpretado pelo Johnny Depp em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003). Na época, os fãs e os críticos queriam entender em quem o ator havia se inspirado pra criar um personagem tão incomum. Logo depois do lançamento do filme, Johnny Depp revelou que se inspirou no guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, para compor o personagem e, de quebra, na continuação do filme, Piratas do Caribe – No Fim do Mundo (2007), o pai de Jack, o Capitão Teague, foi interpretado por Keith. ♥

Bem que o Die Antwoord podia pegar esse exemplo e pedir uma pontinha em Esquadrão Suicida, né?

keith richards, jack sparrow

6. Alien (Spring Breakers) = Riff Raff

Spring Breakers (2013) não deu o que falar só porque reuniu em seu elenco Selena Gomez (Os Feiticeiros de Waverly Place), Vanessa Hudgens (High School Musical) e Ashley Benson (The Pretty Little Liars) – atrizes que ficaram famosas por interpretar personagens teens e nesse filme vivem universitárias V1D4 L0K4 – mas também porque James Franco, que interpreta o gângster Alien, se deu mal ao se inspirar no estilo do rapper Riff Raff sem lhe dar os créditos!

O rapper processou o filme por expor a sua vida sem permissão e levou pra casa 10 milhões de dólares. Mesmo assim, James Franco jura de pé juntos que se inspirou em um rapper da Flórida pro personagem e Riff Raff é do Texas.

spring breakers

7. Ronald Weasley (Harry Potter) = Ed Sheeran

Ed Sheeran tinha 6 anos quando o primeiro livro de Harry Potter foi lançado e 10 anos quando o primeiro filme da série foi para os cinemas, portanto, não dá pra imaginar que nem a escritora J.K. Rowling e nem o diretor Chris Columbus se inspiraram no menino pra criar Ron Weasley, mas hoje, depois de grande, ele e o ator Rupert Green se parecem demais um com outro.

Pra brincar com a semelhança, o Ed, que é fã da série, chamou o ator pra participar do clipe de “Lego House”. 🙂

E agora, quem é quem?

8. Power Line (Pateta) = Michael Jackson

Pateta, filme da Disney de 1995, retrata os conflitos entre Max, um adolescente descolado, e o seu pai careta Pateta. Claro que, como todo jovem, Max tem ídolos e o maior deles é o Power Line, um ícone da música pop. O personagem parece ter sido inspirado em mais de um artista ao mesmo tempo: é popular como Michael Jackson, tem a voz de Prince e o estilo dos americanos da Devo – tirando os chapeuzinhos vermelhos baphonicos!

Olha só ele e tira as suas próprias conclusões. 🙂

9. Louis (A Princesa e o Sapo) = Louis Armstrong

A Princesa e o Sapo (2009) é, claramente, uma tentativa da Disney de voltar ao seu formato de animação tradicional e, realmente, não tem coisa mais clássica que jazz, não é mesmo?

A história se passa em Nova Orleans, berço do jazz, e faz referência aos mestres do estilo. O crocodilo Louis, por exemplo, tem esse nome em homenagem à Louis Armstrong, que foi apelidado de “Dippermouth” ou “garganta profunda”, o que tem tudo a ver com um crocodilo, e ele também trompetista. Já o pianista “Firehouse Five”, por outro lado, é uma caricatura do animador Frank Thomas!

louis, banda

Além disso, a banda que o crocodilo toca se chama “Firefly Five Plus Lou”, uma referência a banda de jazz “Firehouse Five Plus Two”, formada pelos membros do estúdio de animação da Disney, na década de 1950. 

10. Esperto (Oliver e sua Turma) = Billy Joel

Sabia que”Oliver e sua Turma” (1988), também da Disney, tem um personagem inspirado no Billy Joel? O cão Esperto foi dublado pelo pianista e também tem vários traços da sua personalidade.

O cachorro é descolado, mulherengo e praticamente um especialista das ruas de sua cidade. A música “Why Should I Worry” é um tributo aos clipes famosos do cantor nos anos 1980, que foram todos compilados em um ~greatest hits~ lançado pelo cantor em 1985, um disco inovador pra época!

Em português, o tema do personagem foi interpretado pelo Leo Jaime. ♥

Comentários estão fechados.