Instagram, Snapchat, WhatsApp: hoje enviar uma foto é tão natural quanto escrever uma mensagem pra alguém. Nós nos comunicamos o tempo inteiro através de imagens. Agora imagina que décadas atrás a coisa não era bem assim e registrar momentos era BEM mais difícil e pouco acessível pra todo mundo.

Pra sorte da humanidade, fotógrafos incríveis se dedicaram a retratar a música das décadas passadas. E você PRECISA conhecer o trabalho desses caras <3
1. Brad Elterman
Com apenas 16 anos, Brad Elterman ganhou o passaporte pra felicidade depois de ficar conhecido ao fotografar um show do Bob Dylan. Depois disso, o americano basicamente realizou o sonho de todo e qualquer adolescente fã de música: viajar o mundo atrás de ícones como Joan Jett, David Bowie, Sex Pistols, Madonna e tantos outros da cena rock, punk rock e pop, principalmente do final da década de 1970.
O mais legal do trabalho de Elterman é que, ao mesmo tempo que ele era fã dessas bandas que fotografava, também era muito amigo delas. O que dá pra sentir direitinho nas suas fotos despretensiosas e cheias de intimidade.

bradeltermannjoanjett

Hoje, com 59 anos, ele continua fotografando pra revistas como Dazed And Confused. Em 2012, fez a arte do Rock And Roll Night Club, do Mac DeMarco:

bradeltermanmacdemarco

Pra conhecer mais sobre o trabalho dele: http://www.bradelterman.com/
2. Mick Rock
Outro privilegiado pelos anos 1970 foi o fotógrafo Mick Rock. O britânico registrou o primeiro show solo do Lou Reed, Debbie Harry no auge da sua beleza e Iggy Pop torcendo a coluna pra trás durante um show.

mickrockiggypop

Isso sem falar em capas de álbuns de David Bowie, Syd Barrett, Queen e, mais recentemente, nomes como Lady Gaga, Daft Punk e Yeah Yeah Yeahs. Ele também conseguiu registrar encontros incríveis entre famosos:

mickrockbowieiggylou mickrockladygagaebonovox

Pra conhecer mais o trabalho do fotógrafo: http://www.mickrock.com/

3. Charles Peterson
Charles Peterson foi contratado no final dos anos 1980 pela gravadora Sub Pop APENAS para retratar um movimento que nem ele sabia que surgiria: o grunge! Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains, Mudhoney, Soundgarden e muitas outras bandas do movimento tiveram a sua estética “suja” retratada por ele da melhor forma possível.

charlespetersonnirvan

Inclusive, ele tem um livro publicado só com fotos inéditas dessa época: Touch Me I’m Sick, de 2003. Pra conhecer mais do trabalho do cara: http://www.charlespeterson.net/

charlespetersonmosh

4. Art Kane
Art Kane nasceu em 1925 e fotografou momentos emblemáticos da história que vão desde a guerra do Vietnã até grandes nomes da música dos anos 1960 como Janis Joplin, Jim Morrison, Frank Zappa, Bob Dylan e The Who.

artkanethewho artkanejeffersonairplane

Um dos trabalhos mais legais dele foi feito em 1950, quando fotografou 57 músicos de jazz para a revista Esquire, no bairro do Harlem, reduto negro de Manhattan, numa época que o racismo era muito forte nos EUA.

artkaneharlemjazz

Pra conhecer mais do trabalho do fotógrafo: http://www.artkane.com/
5. Kevin Cummins
Kevin Cummins é daqueles caras que tem predisposição pra capturar imagens inesperadas de rostos conhecidos. Ele fotografou Nick Cave com um olhar angelical e Bjork assim:

kevincumminsbjork

E foram muito retratos nesse estilo desde a metade dos anos 1970, quando começou a fotografar pra revista britânica NME. Joy Division, Manic Street Preachers, New Order, The Clash, R.E.M, Oasis, The Smiths, The Stone Roses… imaginem todas as bandas icônicas vindas da Inglaterra. Ele fotografou MUITAS delas e inclusive fez exposições e um livro só com o material do Joy Divison <3

kevincumminsjoydivision kevincumminsmorrissey

Pra conhecer mais do trabalho do fotógrafo: http://www.kevincummins.co.uk/

6. Jerry Schatzberg
Ângulos, cores, poses e situações inusitadas: Jerry Schatzberg é outro fotógrafo que adora abusar dessas características. E foi assim que esses nomes passaram por suas lentes:

jerryschatzbergbobdylan jerryschatzbergrollingstones

jerryschatzbergfrankzappa

Pra conhecer mais do trabalho do fotógrafo: http://www.jerryschatzberg.com/
7. Jim Marshall
Você pode nunca ter ouvido falar de Jim Marshall, mas, com certeza, já viu uma dessas imagens aqui:

jimmarshalljanisjoplin jimmarshalljohnnycash

Jim Marshall é tão conhecido no universo rock’n’roll quanto um músico. O cara era o fotógrafo preferido de Jimi Hendrix, Rolling Stones, Janis Joplin, Led Zeppelin e muitos outros artistas. Além disso, foi o único a registrar o backstage da última apresentação dos Beatles, em 1966, e um dos principais fotógrafos a cobrir o festival de Woodstock.
Pra conhecer mais do trabalho do fotógrafo: http://bit.ly/1jK9NBB

Comentários estão fechados.