Estamos chegando aquele período do ano considerado mais “morto” em termos de filmes entrando em cartaz. Isso porque os meses da primavera ficam entre o verão – quando costumam sair os blockbusters – e as férias, reservadas para os filmes ditos “sérios”, com intenção de concorrer ao Oscar.

Perdidos nesse entremeio ainda surgem aquelas pérolas, e neste ano muitas delas coincidentemente têm música como tema principal. Como são filmes de menor alcance, a maioria não tem data de estreia no Brasil ainda – o que não impede a gente de ficar de olho. Nem que seja para quando sair em DVD ou em streaming (Netflix, etc). Mas claro, se der para pegar na tela grande do cinema, sempre melhor.

1.Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive)
Estreia: 26 de Agosto

É um filme sobre vampiros, apesar de não ser, exatamente. Traça paralelos entre o folclore do sugador de sangue, suas interpretações modernas e o mito do rockstar contemporâneo. Toda aquela vibe de isolamento glamouroso que só reforça a lenda do indivíduo. Se o Jack White é nostálgico por vinil dos anos 40, imagina um vampiro multi-centenário? Esse longa recém saiu dos cinemas brasileiros. Não ficou muito tempo, mas logo chega em DVD e digital, então fica a dica.

2.Frank
Estreia: sem data

Aqui vai um bizarro: o personagem-título, Frank, é o líder da banda “Soronprfbs” que convida um aspirante a músico a se juntar a eles na gravação do novo álbum. Ah, e o Frank usa uma cabeça gigante de papel machê, por algum motivo, e ele não a tira NUNCA. Quer dizer que eles podiam ter contratado qualquer um para o papel? Nem pensar, chamaram o Michael “Magneto” Fassbender. É preciso ser um ator muito dos cascas para atuar sem nunca mostrar a cara.

3.Whiplash: Em Busca da Perfeição
Estreia: 30 de Outubro

Quer ser um músico dos bons? Tem que suar e muito a camiseta. Ou ter um tambor atirado na cabeça. Pelo menos é isso que o protagonista de Whiplash está disposto a aguentar para ser o melhor baterista do mundo: sacrificar a vida, a namorada e a sanidade. O filme já ganhou o prêmio de Júri do Festival Sundance (premiação mais alta do festival independente mais renomado dos Estados Unidos).

4.God Help The Girl
Estreia: sem data

Um musical pop sobre a formação de uma banda por três amigos em Glasgow, na Escócia. O que mais chama a atenção nesse filme é o fato de ser escrito e dirigido pelo Stuart Murdoch, vocalista do Belle & Sebastian.

5.Jimi: All Is By My Side
Estreia: sem data

Como se um longa sobre a vida de Jimi Hendrix já não fosse interessante por si só, ainda tem mais dois fatos musicais que deixam essa cinebiografia ainda melhor:

1.O guitarrista é interpretado pelo André 3000, conhecido por ser um dos integrantes da Outkast, junto com o rapper Big Boi.
2.Nenhuma música escrita pelo Jimi vai estar no filme, já que os direitos delas foram recusados pela gravadora. Por causa disso, só vão usar covers que ele tocava em Londres entre 1966 e 1967, antes do lançamento do seu primeiro álbum, Are You Experienced.

E agora, intrigado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *