Fundada em 1919 na Alemanha, a escola Bauhaus acabou dando nome a um estilo marcado pela simplificação das formas e pelo foco na função do objeto. Os produtos da Apple, por exemplo, tem seu design inspirado nessa linguagem simplista e clean, assim como os prédios do brasileiro Oscar Niemayer. A Bauhaus prefere as linhas retas às curvas. Adora as construções no estilo loft, com poucas paredes. Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola funcionou como um reduto extremamente criativo, do qual fazia parte um alojamento dedicado a acolher os estudantes que ali se destacavam. De lá saíram grandes nomes do design, tais como Walter Gropius, Anni Albers, Josef Albers, Lyonel Feininger e Wassily Kandinsky.

O alojamento hoje funciona como um hostel e permite aos hóspedes conhecer bem de pertinho esse estilo arquitetônico, assim como o estilo de vida de seus idealizadores.

bauhaus 1

bauhaus 2

A fachada do Studio Building, o alojamento da escola Bauhaus

A experiência de se hospedar ali é marcada pela simplicidade e pela sofisticação. Os quartos são amplos, possuem muita iluminação natural e móveis de linhas retas e discretas. Como eles foram projetados para receber estudantes, são um misto de lugar para dormir e área de trabalho. Os banheiros são coletivos, como eram na época da escola. Nada ali foi modificado. A ideia é que os hóspedes realmente tenham a experiência de viver como um bauhauser (assim eram chamados os estudantes).

bauhaus 3

bauhaus 4

bauhaus 5

O hostel fica na cidade de Dessau e cobra diárias em valores acessíveis, a partir de 35 euros. Para saber mais é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *