dinamarca06

Copenhagen à noite – foto reprodução Wikimedia commons

Todo ano, a revista gringa Monocle faz uma pesquisa para descobrir quais são as 25 melhores cidades do mundo para morar. E na lista deste ano divulgada na edição de agosto, quem apareceu liderando foi Copenhague, capital da Dinamarca, que ficou à frente de Melbourne, Japão e Estocolmo.
Em meio às ruas planas, melhores ciclovias do mundo, castelos, jardins, museus, arquitetura, design, artsy, restaurantes e muita tendência de moda, este pedaço da Escandinávia é um paraíso que surpreendente a cada esquina.

O meatpeacking Dinamarquês

É a antiga zona de açougues da cidade transformada em um local com restaurantes e bares. Um dos bons bistrôs da cidade é o Paté Paté, um prédio todo de vidros que foi um antigo abatedouro. Mas atenção, em Copenhagen os melhores restaurantes necessitam reserva. O legal do meatpecking é que dá pra ir de um lugar para outro – você pode jantar e escutar uma boa música em um bar com vista para o mar.

734448_10151590714068478_618243295_n
Fachada do Paté Paté

Acne Archives

A marca mais bem conceituada da Suécia tem uma loja super especial e autêntica no centro de Copenhagem onde dá para achar peças de desfiles, de coleções antigas e oportunidades de bons preços. Fica na Rua Elmegade, 21, em Norrebro.

dinamarca04
dinamarca05

Christiania – o Bairro livre de Copenhagen

Em Christiania não há prefeito, eleição ou qualquer outra forma de governo que crie leis ou controles. Inspirada no movimento anarquista, a comunidade de 1000 moradores é autônoma e sustentável. Todos os afazeres relacionados à vida comunitária são decididos entre os moradores. É proibido fotografar o local, que tem seus vendedores ambulantes, já que algumas drogas são permitidas.

Kob4

O país do Design

O reconhecido design dinamarquês pode ser visto em todos os lugares: está no banco da praça, na varanda dos prédios, nas bibliotecas, nos hotéis e por onde mais você olhar. O título de “Melhor cidade em design” foi recebido pela Monocle em 2008. E lojas de design retro e de empresas como One Collection, Gubo e Designit estão espalhadas pela cidade.

O Hotel mais criativo do mundo?

Se você quiser surpreender-se, escolha o Hotel FOX para se hospedar. O hotel foi financiado pela Volkswagen, quando o carro Fox foi lançado na Dinamarca. Com 61 quartos e cada um assinado por algum dos 21 artistas gráficos internacionais entre eles o brasileiro Speto. No elevador, existe um painel onde você pode deixar seu recado à mão, que tem mensagens do mundo inteiro. Vale a pena!

fox

 

Pedalando por toda a cidade

Quando se trata de uma cidade plana, arborizada e repleta de ciclovias, resulta que quase 40% da população utiliza como meio de transporte: bikes.
Uma das formas mais comuns de transportar bebês em Copenhague é a bicicleta carrinho, inventada em 1999 em resposta à um crítico dinamarquês que afirmou que o meio de transporte só poderia vencer o automóvel quando acomodasse ciclistas, crianças e compras com segurança. Foi assim que a marca dinarmaquesa Nihola criou um novo conceito, hoje explorado por outras marcas mundo afora.

dinamarca01
dinamarca02

 

Faça as malas e programe suas férias de verão por lá!

#dica YOUCOM de viagem para quem quer fugir de roteiros óbvios!

wgsn_logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *