Tá chegando a hora de planejar as férias de inverno (ou, tá, o feriado prolongado) e você NÃO AGUENTA mais a indecisão da turma de amigos que não consegue concordar em UMA ÚNICA COISA em milhões e milhões de mensagens no grupo?

Taí a hora de você pegar aquela mochila e fazer o que você sempre sonhou em fazer: a viagem que ninguém, além de você, conseguiu se organizar pra fazer.

Viajar sozinho é uma delícia – além de ser uma daquelas experiências que mudarão você pra forever EVAH!

Então aqui está uma listinha de encorajamento pra você curtir um novo lugar sozinho.

 

1. Ficar num hostel e conhecer muita gente nova

A melhor coisa de viajar sozinho é a possibilidade de fazer muita amizade. E os albergues são ótimos pra isso. Você toma café da manhã e sai de lá com um novo amigo que topou dividir com você o táxi até aquela cidadezinha que você tanto queria ir. Ou simplesmente uma companhia para um bar crawl no final do dia. BFFs do mundo!

gif1

 

2. Aumentar sua adaptabilidade

Falando em hostel: nada faz você aprender mais sobre seu poder de adaptação do que dividir um quarto com outras 11 pessoas. Você aprende a se adequar à diferença e leva aquilo numa brincadeira, afinal, você está de férias.

gif2 

3. Expandir sua network

Você viaja sozinho e se vê ~obrigado~ a conversar com as pessoas, fazer amigos, estabelecer contatos (até mesmo profissionais). Você volta pra casa com um Facebook cheio de novas parcerias e muito sofá para usar pelo mundo na sua próxima aventura.

gif3 

4. Fazer a mala dos sonhos

Quando você viaja em grupo, precisa incluir os looks para os programas que as pessoas querem fazer. Quando você vai sozinho, quem decide tudo é você: nenhuma roupa pra balada, só biquíni pra se jogar na praia e se enterrar naquele livro? Check. Combinações incríveis pra você curtir a noite e se tornar parte da cidade que nunca dorme? Partiu!

gif4 

5. Estar livre para experimentar/ não experimentar o que quiser

Sabe aquele companheiro de viagem que fica querendo enfiar uma parrillada na sua goela porque você “está no lugar e tem que experimentar a cultura”, mesmo sendo você vegetariano?! Tipo, coma o que você quiser, não coma, diga não ao drink que tem uma cobra dentro ou sacie a vontade de tomar um na praia – mesmo não sendo nem meio-dia. Vai!

gif5 

6. Usar mais seus conhecimentos

Quem vai falar a língua estrangeira por você quando você estiver viajando sozinho? Se você não fala a língua, vai ter a oportunidade de colocar sua mímica em prática. E quem sabe até pegar uma ou outra frase em línguas totalmente aleatórias com seus colegas de beliche.

gif6

 

7. Misturar-se mais à cultura local

Sem ter aquela bengala emocional na forma de um familiar ou amigo, você fica mais aberto a parar para ouvir os locais – e eles vão tentar falar mais com você, fazê-lo se sentir bem-recebido. Nada como um almocinho improvisado na lojinha da tia da esquina com a família toda. Você até esquece de ficar monitorando o Facebook pra ver o que tá rolando em casa.

gif7 

8. Ser o único responsável pelo planejamento

Todo mundo enche a boca pra falar em escolhas democráticas, até que viaja com outras oito pessoas e você perde dois terços da viagem só pra ouvir todas as opiniões sobre o percurso diário e onde comer. Você sozinho decide onde, quando e como sair do hotel, gastar dinheiro, colocar despertador…

gif8 

9. Ficar sem falar com ninguém por um dia

Às vezes nem precisa ser o destino o responsável por isso: você pode estar em Paris e decidir passar o dia enfiado num café très maravilhoso lendo seu livro, ou escrevendo, ou desenhando, ou pensando na vida. Não falar com ninguém pode ser bastante revelador para você.

gif9

 

10. Voltar mais decidido, mais livre e mais sabedor de si

Ninguém que passa dias viajando sozinho volta pior. Até pode acontecer, mas é porque daí rolou treta grande, pobrinhos. Em geral, você volta sabendo mais o que você quer, sentindo-se confiante para atingir seus objetivos e dando menos bola para aquela eventual falta de parceria. Se você consegue pegar um trem sozinho num lugar onde “metrô” se escreve assim <<地铁>>, você consegue chegar a qualquer lugar.

gif10 

E aí? Tá pronto pra cair na estrada?

Comentários estão fechados.