Tem muito a ver com a nossa geração essa história de aproveitar as experiências, e não só acumular coisas. E a internet nos ajuda muito nessa caminhada de achar coisas e pessoas legais para trocarem com a gente.

Venha saber sobre 5 projetos bacanas que andam rolando por aí!

1. Feira Grátis da Gratidão

É fácil: leve o que quiser ou nada, e pegue o que quiser ou nada. Gostou? Essa feira acontece em diversas partes do país e você pode levar roupas, sapatos, livros, objetos, ou qualquer outra coisa que esteja sem uso na sua casa. Se você tem algo do qual não precisa e tá com a necessidade de um objeto novo, pode ser uma boa fazer uma troca. Um aspecto legal da feira é que você não precisa só doar objetos… Quer doar seu tempo prestando algum serviço, contando história, expondo seu trabalho ou apenas conversando com quem passa? Você pode. 🙂

mage_feiragratidao1
Via

2. Free your stuff

Esta iniciativa nasceu em Berlim, e logo se espalhou pelo mundo. O Brasil tem vários exemplos em diversas cidades; um deles é o grupo de Porto Alegre. A ideia é ser um espaço para quem precisa ou quer se desfazer de algo. Aí é só postar lá, que sempre aparece alguém pra te ajudar. Ao publicar suas doações, você pode dizer se tá precisando de alguma coisa e ver se tem alguém que pode te doar.
E dá pra desapegar de qualquer coisa… livro, roupa, móveis, eletrodomésticos. É só combinar com o doador onde pegar sua encomenda e aproveitar para dar uma aliviada em casa, dando um novo lar para aquelas coisas que estão encostadas ocupando espaço…

freeyourstuff
Via

3. Brechó da Troca

O Brechó existe desde 2009. Organizado pela consultora de estilo Helena Soares, ele acontece em diversos encontros pela cidade de Porto Alegre. Cada pessoa leva de 5 a 20 peças de vestuário ou acessórios e, a partir daí, o escambo é livre. Vale peça por peça, ou combos tipo 2 por 1, calça por brinco. Enfim, o que você conseguir trocar.
O legal dessa iniciativa é que a moda é pano de fundo para conhecer gente e repensar o consumo e a sustentabilidade.

Clássica2 foto Paola Marcon
Via

4. Feira de troca tudo sem dinheiro

Em São Paulo, a Feira de Troca da Casa das Rosas é aberta para quem quer trocar conselho, livros, gibis, brinquedos, fanzines, LPs, CDs, HQs, roupas e o que mais der pra trocar. Vale ficar de olho no site da Casa das Rosas para saber a programação e se preparar para a próxima!

DSC_0477
Via

5. Jeans for Change Youcom

Um outro exemplo super legal é o Jeans for Change, que tá rolando nas lojas Youcom de Porto Alegre. Uma calça antiga vira 20% de descontos num jeans novo. Demais, né?

O mais legal é que as peças arrecadadas se transformam em matéria prima para o projeto Colibrii, rede criada pelas amigas Gabriela Ruiz e Marília dos Reis, que auxilia artesãs a movimentarem ainda mais a economia nas comunidades. Mochilas, ecobags e outros acessórios já foram criados no projeto.

Com a sua doação, a Colibrii vai criar uma coleção exclusiva de bolsas para a Youcom. Fazer o bem e ainda ganhar desconto numa compra nova é demais, não é mesmo? É só passar numa das lojas da Youcom em Porto Alegre e sair de lá bem feliz.

32
Via

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *