É bem verdade que o Festival de Cinema de Veneza pode ser um termômetro para o Oscar, já que os filmes que aparecem na listinha italiana têm boas chances de levarem uma estatueta em Hollywood. Mas é também uma conhecida verdade que essa seleção prima por filmes mais “cabeça” (alguns deles são só mais chatos mesmo, vai).

A competição termina dia 6 de setembro e, já que muitas das produções que estão concorrendo não chegaram nem sequer perto dos cinemas brasileiros, a gente montou aqui uma lista de longas que já estiveram no festival, que já ganharam um prêmio ou que apenas foram queridos perdedores pra você assistir online no final de semana. Faça isso enquanto tuíta sobre a competição e participa daquele bolão com seus amigos cult (claro).

1.Philomena (2013), de Stephen Frears

Pode não ter levado o Leão de Ouro, mas foi eleito pelo Juri Jovem do festival o melhor de 2013. É uma divertida história de uma mulher que, aos 60 anos, sai país afora em busca de um filho que ela teria perdido. O filme é cheio de humor britânico (não ao estilo Monthy Pyton, porque a personagem principal é interpretada pela Judi Dench, a.k.a. a atriz mais séria da Sétima Arte), o que pode fazer dele uma boa alternativa à tradicional programação de domingo da TV.

2.Um lugar qualquer (2010), de Sofia Coppola

Dizem que a diretora de Lost in Translation fez esse filme baseado na vida pessoal dela com o seu pai, o Francis Ford Coppola. O filme é fofo e, como todos as demais produções da Coppola filha, conta com uma trilha ma-ra-vi-lho-sa (de Julian Casablancas a Foo Fighters).

3.O Lutador (2008), de Darren Aronofsky

A reestreia de Mickey Rourke (aquele do 9 ½ Semanas de Amor, lembra?) nos cinemas foi genialmente orquestrada neste filme, que conta a história de um ex-lutador de luta livre (daqueles famosíssimos nas antigas) que tá quebrado (quase que literalmente) e precisa trabalhar no açougue de um supermercado para ganhar uma grana. Até que ele tenta voltar aos ringues. É meio Mickey-Rourke-era-o-gato-do-filme-sexy-e-perdeu-tudo-e-acabou-num-açougue kind of story.

4.O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee

Quem não lembra da mais comentada cena de sexo entre homens da história do Oscar, hein? O filme do taiwanês Ang Lee não levou a estatueta em Hollywood, mas garantiu a premiação máxima em Veneza. Trivia: foi no set de filmagens deste filme que o Heath Ledger e a Michelle Williams se conheceram e formaram o casal mais badalado da primeira década do novo século. Amados!

5.Os irmãos Grimm (2005), de Terry Gilliam

É possível que você conheça essa história de infância – ou do seriado que passa na TV a cabo -, mas a versão cinematográfica de 2005 vale a pena ser vista, porque: 1) Matt Damon e Heath Ledger interpretam os Grimms; 2) a Monica Bellucci faz parte do filme e ela é linda; 3) todas as alternativas anteriores.

E se esses filmes não derem ainda a você um apetite pela 71ª edição da competição (vai que tem tapete vermelho na Itália também…), dê uma procurada em filmes que se passam em Veneza (Asas do Amor, Só Você, Cassino Royale…) e use a Cidade dos Canais como inspiração para a primavera, que bate à porta (e já chegou na Youcom! Iei!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *