Quem curte arte e moda com certeza conhece o trabalho da artista plástica Yayoi Kusama. No ano passado, ela lançou em parceria com a Louis Vuitton uma linha toda estampada com bolinhas, lembra?

yayoi00Imagem da campanha da Louis Vuitton para a coleção feita pela artista

Yayoi vê bolinhas em tudo. É obcecada por elas. E isso nem sempre é divertido. Esquizofrênica e obsessiva compulsiva, ela tem alucinações frequentes em que se sente encurralada pelas bolas. Por isso, desde 1977 vive internada em uma clínica psiquiátrica em Tóquio, no Japão. Mudou-se para lá por vontade própria. E segue produzindo trabalhos geniais em que o tema é sempre o mesmo… Nem precisa dizer qual, né?

yayoi01

Yayoi em auto-retrato feito na juventude…
yayoi 02

A arte de Yayoi se manifesta em pintura, escultura, instalação, desenho e tantas outras formas que só a imaginação desta artista permite. Cem de seus trabalhos podem ser vistos agora no Brasil pela primeira vez, na mostra “Obsessão Infinita”. Yayoi nunca tinha feito uma exposição na América Latina até agora. E olha que ela já expos nas maiores metrópoles do mundo!

yayoi03Detalhe de uma das instalações que a artista mostra no Brasil

Esta exposição que percorrerá a América Latina cobre o período de 1949 a 2012 e foi inaugurada em junho no museu Malba, em Buenos Aires. Na ocasião, foi feito um vídeo para divulgação da mostra em que a artista fala de sua doença. “Na minha primeira crise olhei para o céu e vi nuvens em forma de bolas. Olhei para o meu braço e ele estava estampado por elas”, conta.

A mostra fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro até 26/01. Depois segue para Brasília, onde permanece em cartaz de 17 de fevereiro a 24 de abril (também no CCBB de lá). Em seguida, segue para São Paulo, instalando-se no Instituto Cultural Tomie Ohtake, de 21/05 a 27/07. IMPERDÍVEL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *